Paul Weller e seus concertos para a juventude

 

 

Paul Weller – An Orchestrated Songbook with Jules Buckley & The BBC Symphony Orchestra

Gênero: Rock, Folk

Duração: 78 min.
Faixas: 18
Produção: Jules Buckley
Gravadora: Polydor

3.5 out of 5 stars (3,5 / 5)

 

 

 

 

Que Paul Weller é gênio a gente sabe bem. E também sabemos que o homem é um dos artistas mais prolíficos em atividade na música pop neste século. De 2001 pra cá, o Nodfather lançou nada menos que 16 álbuns, entre inéditos e ao vivo, sendo que este “An Orchestrated Songbook” tem uma história interessante. Ele é uma espécie de disco-gêmeo de “Other Apects”, lançado em 2019, no qual Weller se apresentou com uma orquestra sinfônica, relendo canções de sua carreira, especialmente algumas contidas no seu álbum “True Meanings”, do ano anterior. Era um início de turnê europeia que se descortinava, mas a pandemia da covid-19 abortou planos de shows e fez Paul gravar mais dois álbuns de inéditas – “On Sunset” (2020) e “Fat Pop” (2021). Agora, com algumas melhorias na condição das apresentações ao vivo por conta do arrefecimento da pandemia através da vacinação, Weller retoma a ideia de gravar um álbum com orquestra e aumenta o conceito de canções para momentos-chave de sua carreira, incluindo aí maravilhosas faixas dos tempos do Style Council e do The Jam, bem como pepitas de sua carreira solo.

 

Discos com orquestra podem ser complicados, especialmente porque buscam uma solenidade que o rock e/ou a música pop não têm por conta de sua origem/conceito básicos. Por essas e outras, nem sempre a conversão de arranjos simples e diretos em peças com arabescos sinfônicos é um processo bem sucedido, na verdade, é algo bem complicado. Em “An Orchestrated Songbook”, podemos dizer que há momentos em que Weller acerta em cheio e que também há vezes em que ele flerta diretamente com a breguice. Se já há gente que nunca perdoou o homem por encerrar o The Jam e ingressar no Style Council lá nos idos de 1984, imagina o que esta gente vai pensar quando ouvir alguns arranjos contidos por aqui. Não que eles sejam ruins, pelo contrário, o produtor Jules Buckley se sai bem na conversão das composições para o clássico na maioria da vezes, mas algumas escolhas, digamos, questionáveis, podem complicar a audição em certos momentos.

 

Vejamos, por exemplo, o que acontece na maravilhosa “My Ever Changing Moods”, que é um clássico pessoal dos tempos do Style Council. Se o original é maravilhoso nas suas duas versões, esta releitura aqui pega emprestados alguns metais mariacchis em ritmo lento e pontua a levada elegante de violões com uma overdose de cordas, chegando muito próximo do exagero total. Outra belezura dos tempos do Style Council, porém, ressurge muito bem, que é “You’re The Best Thing”, com arranjo elegante e econômico, com direito a participação bela de Boy George. Aliás, as participações são bem interessantes, especialmente a de Celeste no clássico absoluto “Wild Wood”, que ganha muito em ambiência e profundidade. James Morrison também acrescenta em “Broken Stones”, conferindo um arranjo mais próximo do soul estilizado.

 

Outros destaques bacanas: “It’s A Very Deep Sea”, canção subestimadíssima do Style Council, aqui com toda a pompa que tem direito. “English Rose”, rara balada dos tempos do The Jam, ganha em pompa mas soa meio exagerada, numa versão que faz o ouvinte sentir saudade do minimalismo original. “Carnation”, outra do Jam, soa menos fluida que o original, mas ainda preserva sua beleza. E um dos grandes sucessos de Paul Weller como artista solo, “You Do Something To Me”, é uma dessas canções à prova de erros e exageros. Aqui ela está linda como sempre.

 

“An Orchestrated Songbook” não chega a ser um disco apenas para fãs dedicados de Paul, mas certamente os já iniciados na apreciação de sua carreira irão se divertir com ele. Quem quiser se aventurar na obra do Modfather pode fazer isso em várias coletâneas disponíveis por aí. É uma passagem só de ida para um mundo que revelará um dos maiores cantores de sua geração. Vai na fé.

 

Ouça primeiro: “You Do Sonething To Me”, “Wild Wood”, “You’re The Best Thing”

 

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

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