Discografia do De La Soul chega ao streaming em março
O grupo de hip-hop De La Soul anuncia que seu catálogo estará disponível em todas as plataformas de streaming e pela primeira vez em 3 de março deste novo ano. Ou seja, além dos clássicos álbuns 3 Feet High and Rising (1989), De La Soul Is Dead (1991), Buhloone Mindstate (1993) e Stakes Is High (1996), também estarão disponíveis os bons Art Official Intelligence: Mosaic Thump (2000) e AOI: Bionix (2001). O grupo também lançará vinis, CDs e cassetes por meio de seu selo AOI e distribuído pela Chrysalis Records. Depois de décadas lutando pela discografia, Posdnuos, Dave e Maseo mantiveram oficialmente o controle dos direitos das gravações originais por meio de seu novo relacionamento com a Reservoir e Chrysalis Records.
“Já se passaram mais de 20 anos, mas finalmente estamos aqui”, diz DJ Maseo.
Posdnuos, Trugoy e Maseo se juntaram para formar o De La Soul no final dos anos 80. No início dos anos 90, o grupo emergiu como um coletivo, utilizando influências do hip-hop antigo e colocando o gênero em sua era de ouro. Seu aclamado álbum de estreia, 3 Feet High and Rising, foi lançado em 3 de março de 1989 e produzido pelo produtor de hip-hop premiado com o Grammy, Prince Paul. 3 Feet High and Rising inovou de várias maneiras; as faixas eram repletas de gírias, piadas internas, metáforas e referências não convencionais, tudo isso enquanto utilizava flow e padrões de rima inovadores. Além disso, tudo isso foi infundido com uma mistura única de samples apresentando desde Steely Dan, Hall & Oates, Liberace a discos de para aprender línguas, comum nos sebos. Foi o primeiro álbum de hip-hop a introduzir o uso de esquetes conectando as faixas e o primeiro álbum a representar crianças afro-americanas que vivem nos subúrbios. Com a ajuda do Prince Paul, os cenários musicais do De La Soul ganharam a atenção de fãs, colegas e críticos.
Hoje marca um momento importante, em que os fãs de hip-hop podem redescobrir o catálogo historicamente significativo e musicalmente impressionante do De La Soul. O grupo, que está junto há mais de 30 anos, ainda hoje comemora seus sucessos. Seu hit “The Magic Number” foi apresentado durante os créditos finais do filme de sucesso da Marvel Spiderman: No Way Home em 2021, e seu álbum And the Anonymous Nobody… apresentando David Byrne, Damon Albarn, Usher e Little Dragon foi indicado ao Grammy como melhor álbum de rap em 2017.
Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.