A fofura abrasiva do Pom Pom Squad

 

 

Pom Pom Squad – Death Of A Cheerleader

Gênero: Rock alternativo

Duração: 30:21 min.
Faixas: 14
Produção: Sarah Tudzin, Mia Berrin
Gravadora: City Slang

4.5 out of 5 stars (4,5 / 5)

 

 

 

Escrever sobre música com o propósito de informar o público sobre novidades pode ser algo torturante num país como o nosso. Por mais que a indústria musical tenha se modificado, por mais que a Internet seja o lugar certo para se procurar – e encontrar – novos e sensacionais artistas, sempre tenho a impressão de que falamos para uma multidão de pessoas que não prestam atenção. E dá mais pena porque as novidades sensacionais não param de surgir aqui e lá fora. Imagina, por exemplo, como seria legal se as pessoas tivessem acesso a este disco do quarteto novaiorquino Pom Pom Squad. Sua líder, Mia Berrin, é uma mulher engajada, latina e gay, que tem 23 anos e tem ao seu lado uma banda com baixo (Mari Alé Figerman), bateria (Shelby Keller) e guitarra (Alex Mercuri). Parece simples, mas o PPS consegue um pequeno milagre neste “Death Of A Cheerleader”.

 

Os mais desavisados pensarão que a sonoridade do grupo é muito tributária do grunge, o que não é totalmente impreciso. Há momentos em que os arranjos e levadas de guitarra lembram muito os timbres arrastados e pesadões da turma de Seattle, mas logo é possível perceber que a banda faz isso apenas como uma referência entre muitas presentes em seu som. E o tanto que há de guitarras arrastadas logo se mistura com sutilezas mil. Tem cordas, tem teclados, tem efeitos, tudo presente por todo o disco, além de um conceito que norteia as canções, presente na dicotomia entre ser uma “cheerleader”, que aqui seria seguir o padrãozinho americano desejável e ser como Mia, totalmente fora desses parâmetros e com dificuldades de sentir-se representada, ainda mais num país governado por uma aberração social como trump. Por essas e outras que o som do Pom Pom Squad tem uma inteligência muito acima do normal entre bandas e artistas que estão por aí. Num total de 14 faixas em meia hora de música, a banda te apresenta essas facetas. Vamos lá.

 

“Head Cheerleader” é, de fato, uma canção que lembra aquelas bandas fofas e queridas dos anos 1990, tipo Veruca Salt ou Belly, com vocais femininos docinhos, atitude despojada e guitarras crocantes presentes por todos os cantos. Não tem como ser menos que sensacional e já dá pra ver como os vocais das meninas da banda – Mia, Mari e Shelby – funcionam bem. “Crying”, logo em seguida, tem cordas sampleadas na abertura, engatando uma adorável balada grungy no melhor sentido do termo, cheia de tristeza existencial. Confessional e verdadeira. Este mesmo espírito permeia “Second That”, mas a onda já é outra, com andamento que parece esconder um possível refrão explosivo num futuro próximo, mas fica apenas na promessa, com uma tensão sugerida e insinuada. Em “Cake” a coisa já é totalmente diferente e estamos diante de uma onda meio No Doubt inicial, mais pesadinho e menos ska, com ótima performance guitarrística.

 

Se você já não está fisgado/a neste ponto, os 1:39 minutos de “Lux” chegam logo em seguida, pisando ainda mais fundo num espectro hardcore de meninas que logo estampa um sorriso no rosto mais carrancudo, mas que tem inspiração real em “As Virgens Suicidas”, de Sofia Coppola, um filme não exatamente feliz. Em seguida, para surpresa geral, vem uma cover de “Crimsom + Clover”, sucesso sessentista de Tommy James And The Shondells, abrindo espaço para um leque de referências que não é muito comum nas bandas mais jovens desses nossos tempos. E aí chega a canção mais bela do álbum, “Red With Love”, que parece uma corrida contra ao vento em direção ao seu maior amor, que chegou. “Forever” pisa novamente no terreno das canções lentas e cinematográficas, uma linda e dolorida balada que evoca os girl groups sessentistas mas o clima é quebrado pela rapidez furiosa de “Shame Reactions”. “Drunk Voicemail” também vai nesta onda, mas pisa um pouco no frio, carregando nos bons riffs de guitarra e com uma estrutura que lembra de leve “Smells Like Teen Spirit”.

 

O ciclo final do álbum é adorável. “This Couldn’t Happen” é quase que uma apropriação de climas e ambiências do doo wop mais celestial do pop sessentista, algo que espanta o mais cético ser. E “Be Good” é outra baita canção lenta, dessa vez com uma cadência que convida à dança lenta, à contemplação. Coisa linda e surpreendente. Em algum ponto da canção, surgem metais e teclados que dão a impressão de que estamos num bolero ou em alguma dança latina. Confesso que este disco do Pom Pom Squad é um pequeno e sincero ramalhete sonoro, algo extremamente delicado, sincero, único em tempos tão estudados. Um triunfo do início ao fim.

 

Ouça primeiro: “This Couldn’t Happen”, “Be Good”, “Lux”, “Forever”, Red With Love”, “Head Cheerleader”, “Crying”

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

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