Passa a Régua no Oscar!

Esqueça os palpites e os pitacos. Esqueça que sempre surgem aqueles malas de plantão que desmerecem o valor do Oscar como premiação. Ver a cerimônia pela TV/internet e ir acompanhando os seus preferidos é algo que não tem preço. Fazemos isso desde sempre e vibramos/nos irritamos com os resultados. Zebras, barbadas, marmeladas: sempre tem espaço pra tudo numa cerimônia de entrega de Oscar.

Neste ano não foi diferente. Teve barbada com a vitória de “Roma” como Melhor Filme Estrangeiro. O longa ainda levou premiações de Fotografia e Direção, ambos a cargo de seu idealizador, o mexicano Alfonso Cuaron.

A premiação foi bem equilibrada. “Infiltrado na Klan” levou merecidamente o prêmio de Melhor Roteiro adaptado, com uma equipe chefiada pelo próprio diretor, Spike Lee. “Bohemian Rapsody”, cinebio sobre Freddie Mercury e o Queen levou nas categorias de Melhor Som e Melhor Mixagem de Som, além de Melhor Edição, chocando seus detratores, que chiaram por conta da liberdade com que o filme tratou a cronologia de eventos da banda e de seus discos. Quando tudo parecia encerrado para o longa, veio o prêmio de Melhor Ator para Rami Malek, que desbancou o favoritaço Christian Bale, que teve um impressionante desempenho como o vice-presidente americano Dick Cheney, em “Vice”. O filme, aliás, um dos preferidos da Célula Pop, só levou nas categorias de Melhor Maquiagem.

“Green Book”, um dos filmes mais simpáticos da disputa, levou três estatuetas: Melhor Roteiro Original, Melhor Ator Coadjuvante – para Mahershala Ali – e uma relativamente surpreendente para Melhor Filme, desbancando “Roma” e o próprio “Bohemian Rapsody”, que surgiam com mais chances.

Os prêmios mais importantes da noite ainda tiveram Melhor Atriz, para Olivia Colman, por “A Favorita” e Melhor Atriz Coadjuvante, para Regina King, por “Se A Rua Beale Falasse”. “Pantera Negra”, que vinha badalado, levou Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. “Nasce Uma Estrela” ficou com o prêmio de Melhor Canção, com “Shallow”, dueto de Lady Gaga com o diretor e ator Bradley Cooper.

Como fecho deste Oscar bem legal, “Homem Aranha No Aranhaverso” ainda levou o prêmio de Melhor Animação, deixando pesos-pesados da Disney comendo poeira.

Aqui a lista completa dos prêmios.

MELHOR FILME
Premiado: Green Book

MELHOR DIREÇÃO
Premiado: Alfonso Cuarón – Roma

MELHOR ATRIZ
Premiada: Olivia Colman – A Favorita

MELHOR ATOR
Premiado: Rami Malek – Bohemian Rhapsody

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Premiada: Regina King, Se A Rua Beale Falasse

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Premiado: Mahershala Ali – Green Book

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Premiado: Infiltrado na Klan

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Premiado: Green Book – O guia

MELHOR FILME DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Premiado: Roma

MELHOR ANIMAÇÃO
Premiado: Homem-Aranha no Aranhaverso

MELHOR FOTOGRAFA
Premiado: Roma

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Premiado: Pantera Negra

MELHOR FIGURINO
Premiado: Pantera Negra

MELHOR MONTAGEM
Premiado: Bohemian Rhapsody

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS
Premiado: O Primeiro Homem

MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO
Premiado: Vice

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Premiado: Bohemian Rhapsody

MELHOR MIXAGEM DE SOM
Premiado: Bohemian Rhapsody

MELHOR TRILHA SONORA
Premiado: Pantera Negra

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Premiada: Shallow (Nasce uma Estrela)

MELHOR DOCUMENTÁRIO
Premiado: Free Solo

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
Premiado: Absorvendo o tabu

MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO
Premiado: Skin

MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMADA
Premiado: Bao

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *