Cinquentenário do Clube da Esquina é celebrado em livro
Sem dúvida, um dos cinquentenários mais bem comemorados e celebrados em 2022 foi o do “Clube da Esquina”. Turnês, especiais, podcasts, matérias em veículos de comunicação diversos, o álbum gravado por Milton Nascimento e Lô Borges – com a ajudar de um verdadeiro coletivo de músicos, poetas e artistas mineiros – em 1972 foi bastante celebrado ao longo do ano. Agora, para encerrar com a proverbial chave de ouro, chega o lançamento do livro “De Tudo Se Faz Canção – 50 Anos do “Clube da Esquina”, trazendo vários textos de integrantes do time clubístico original, além da participação da brilhante jornalista e editora Chris Fuscaldo, que organizou a obra assina prefácio e outras passagens.
O livro chega ao público hoje, com seu lançamento na Livraria da Travessa, do Leblon, no Rio de Janeiro. Editado pela valente Garota FM Books e com pinta de obra essencial da música brasileira, “De Tudo…” já é disputado por fãs e colecionadores de música. Os autores convidam para o lançamento de “De Tudo Se Faz Canção – Os 50 anos do Clube da Esquina” no dia 16 de dezembro (sexta-feira), às 19h.
Recentemente, o Clube da Esquina, LP gravado por Milton Nascimento e Lô Borges em 1972 foi eleito o melhor disco já lançado no país, segundo ranking preparado pela equipe do podcast Discoteca Básica com base em listas enviadas por 162 críticos, artistas e pesquisadores musicais (inclusive Fuscaldo). Editado pela Garota FM Books – e visando os fãs estrangeiros – o livro é bilíngue (Português/Inglês) e reúne depoimentos longos dos músicos envolvidos na produção – de Alaíde Costa, convidada na faixa “Me deixa em paz”, a Milton e Lô –, além de textos de Márcio Borges e uma biografia do movimento que colocou Minas Gerais no mapa da música brasileira escrita por Chris Fuscaldo.
Além de um faixa a faixa escrito por nomes como Ana Maria Bahiana, Charles Gavin, Patricia Palumbo, Kamille Viola, Ricardo Schott, Renato Vieira, Leandro Souto Maior, Bento Araujo, Carlos Eduardo Lima, Fabian Chacur, Zeca Azevedo e outros pesquisadores musicais, o livro conta ainda com um prefácio e um posfácio contando como foram as comemorações em 2022, com depoimentos de atores do musical “Os Sonhos Não Envelhecem”, de Ricardo Alexandre (editor do podcast Discoteca Básica, responsável por votação recente que elegeu o “Clube” como o álbum mais importante da história da MPB) e de Marcos Sabino, produtor do Festival Marazul, realizado em Niterói, onde o LP foi pré-produzido entre 1971 e 1972.
Aliás, este é o primeiro livro que ajudará os fãs a entenderem o que é, afinal, o loteamento Marazul, e poderão levar para casa uma foto atual da casa onde Milton, Lô, Beto Guedes e Jacaré – primo trespontano de Bituca – moraram no início da década de 1970. Além dessa, o livro traz diversas outras imagens históricas, desde Milton como crooner do grupo W’s Boys (que tinha Wagner Tiso na formação) até a despedida dele dos palcos na turnê A Última Sessão de Música.
Sobre os organizadores:
Márcio Borges é compositor, escritor e professor. Fundou com Milton Nascimento e com o irmão Lô Borges o Clube da Esquina, que primeiro foi uma canção composta pelos três, em seguida o nome do LP e, anos depois, a alcunha do movimento musical. Possui músicas gravadas (no Brasil e no exterior) por nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Nana Caymmi, Simone, Elis Regina, Zimbo Trio, Ira!, Boca Livre, Wayne Shorter, Stanley Turrentine, Larry Coriel, Jon Anderson, Sérgio Mendes. É autor dos livros Os Sonhos Não Envelhecem – Histórias do Clube da Esquina (1996), Os Sete Falcões (2000), Cartas da Humanidade (2014).
Chris Fuscaldo é pesquisadora musical, cantautora (álbum Mundo Ficção), jornalista (jornais O Globo e Extra, revistas Rolling Stone Brasil, OutraCoisa etc), fundadora e diretora da Garota FM Books. Mestra e doutora e Literatura, Cultura e Contemporaneidade, é imortal da Academia Niteroiense de Letras. Autora dos livros Discobiografia Legionária (2016), Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a Música Brasileira (2018) e Viver é Melhor que Sonhar – Os Últimos Caminhos de Belchior (2021), assinou a curadoria do museu virtual O Ritmo De Gil, lançado em 2022 no Google Arts & Culture.
Sobre a editora:
A Garota FM Books é uma editora de publicações voltadas para o mercado da música criada durante a produção do Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a MPB, de Chris Fuscaldo. Em 2018, a publicação que conta a história dos álbuns da banda Mutantes foi lançada no Brasil e nos Estados Unidos e livros foram vendidos pelo mundo todo (até no Japão!). Também bilíngue, Jimmy Page no Brasil, um livro de Leandro Souto Maior sobre a história de amor do líder do Led Zeppelin com o país, começou a fazer o mesmo percurso de sucesso no início de 2021. O livro Renato, o Russo, de Julliany Mucury, foi lançado em outubro de 2021. No segundo semestre de 2022, saíram do forno 1979 – O ano que ressignificou a MPB, que reúne 100 artigos sobre álbuns de 1979 organizados por Célio Albuquerque, Cantadas – Ensaios sobre 35 grandes vozes de mulheres da música brasileira, do crítico musical Mauro Ferreira, e O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os Álbuns de um Movimento Revolucionário, de Renato Vieira.
Sobre o livro:
De Tudo Se Faz Canção – 50 Anos do Clube da Esquina
Organização: Márcio Borges e Chris Fuscaldo
Edição: Garota FM Books
Colorido, 20cm x 20cm, papel couché, 300 páginas
Valor de capa: R$ 149
Serviço:
Lançamento do livro com a presença dos organizadores
Data: 16/12/2022 (sexta-feira)
Hora: 19h
Local: Livraria da Travessa Leblon
(Shopping Leblon – Rua Afrânio de Melo Franco, 290 / 205A)
Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.