Música Pop-Periférica e Nick Hornby viram temas de livros

 

 

Celebrando 15 anos de atividades, nesta sexta-feira (27/08), às 19h, o Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias (LabCult),  grupo que reúne pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense promove o lançamento de livros de dois de seus participantes: “Música Pop-Periférica Brasileira” (Ed.Appris), de Simone Pereira de Sá e “Vida Pop: representações e reconhecimentos da cultura pop em ficções de Nick Hornby” (Ed.Appris), de Thiago Pereira Alberto. O evento gratuito acontecerá no Zoom Meet e contará com um bate-papo descontraído sobre cultura pop, mediado pelos também pesquisadores Thiago Soares (UFPE), Nísio Teixeira (UFMG) e Gegê Albuquerque (UFPE).

 

 

Por enquanto, as duas publicações serão vendidas diretamente com os autores a preço promocional e o livro “Música Pop-Periférica Brasileira”, de Simone Pereira de Sá, terá a renda revertida para o projeto Mães da Favela, da Central Única de Favelas (CUFA).  Os interessados podem entrar em contato com a autora pelo e-mail [email protected]; O livro “Vida Pop”, de Thiago Pereira Alberto, poderá ser adquirido com desconto pelo e-mail [email protected].

 

 

“Música Pop-Periférica Brasileira: videoclipes performances e tretas na cultura digital”, de Simone Pereira de Sá, discute as transformações da música brasileira no ambiente das plataformas digitais com foco nos videoclipes. Partindo das constatações de que a cultura musical tornou-se fortemente audiovisual; e que artistas com pouco acesso às mídias tradicionais têm encontrado nas plataformas oportunidades para a circulação de sua produção, utilizando a favor as lógicas descentralizadas da cultura digital, a obra discute o ecossistema musical digital, privilegiando os gêneros musicais pop-periféricos, tais como o funk, cujos videoclipes ocupam o topo das listas de vídeos mais vistos no Brasil na última década.

 

Fundadora e coordenadora do LabCult desde 2006, Simone é Professora Titular do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense e foi pesquisadora visitante no Departamento de Música do King’s College, London, U.K. (2015/2016) e na McGill University, Montreal (2008), Canadá. É bolsista de Produtividade do CNPq, desenvolvendo a pesquisa: “Música pop-periférica: política, ativismo e controvérsias nas plataformas digitais”. É autora de artigos, capítulos e livros sobre música brasileira, cultura pop, fãs , videoclipes e audiovisualidades digitais, dentre os quais: “Baiana Internacional: as mediações Culturais de Carmen Miranda”, MIS-2001, Cultura Pop (co-organização com Ferraraz e Carreiro), EDUFBA, 2015; e Territórios Afetivos da Imagem e do Som (co-organização com Amaral e Janotti), Ed. UFMG, 2020.

 

 

O livro pode ser comprado no seguinte endereço: https://www.editoraappris.com.br/produto/5287-msica-pop-perifrica-brasileira-videoclipes-performances-e-tretas-na-cultura-digital

 

 

“Vida pop: representações e reconhecimentos da cultura pop em ficções de Nick Hornby”, de Thiago Pereira Alberto, analisa o impacto da cultura pop tanto em suas dimensões históricas quanto em suas possibilidades de agenciar novas experiências e modos de vida para o sujeito contemporâneo, a partir de seus processos afetivos com a música, cinema, TV e literatura. Duas obras do pouco estudado escritor britânico Nick Hornby servem como um inspirador campo para se analisar essas questões, entre elas o consagrado romance “Alta Fidelidade”, que segue atravessando gerações e conquistando novos leitores.

 

Jornalista com atuação em veículos mineiros e nacionais, Thiago Pereira Alberto é doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense – orientado por Simone – com estágio doutoral na Universidade do Porto, em Portugal. Atualmente é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, no departamento de comunicação social.

 

O livro pode ser comprado no seguinte endereço: https://www.editoraappris.com.br/produto/5351-vida-pop-representaes-e-reconhecimentos-da-cultura-pop-em-fices-de-nick-hornby

 

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *