Travis lança versão ao vivo de “The Invisible Band”

 

 

 

Você lembra do tempo em que o grupo escocês Travis era o grande rival do Coldplay nas apostas sobre quem dominaria o cenário do rock britânico? Era o início do milênio e a banda liderada pelo guitarrista e vocalista Fran Healy vinha altamente hypada pelo lançamento de seu segundo álbum, “The Man Who” (1999). Se este trabalho – maravilhoso – serviu para mostrar ao mundo quem era o Travis, o terceiro, “The Invisible Band”, lançado dois anos depois, consolidou o nome dos escoceses no primeiro time do rock mundial. Podemos pensar em Fran como um anti-Chris Martin, especialmente por conta dos rumos que as duas bandas tiveram em sua carreira. Se o Coldplay hoje é um nome planetário, o Travis retornou para suas raízes alternativas e vem praticando uma evolução constante de seu belo e harmonioso rock de guitarras. Seu último álbum, “10 Songs”, de 2020 – que a gente resenhou – serve como um bom exemplo disso.

 

 

Agora, pleno 2023, o Travis ressurge para divulgar o lançamento da versão ao vivo de “The Invisible Band”, gravada em 2022, em Glasgow, no Royal Concert Hall. O disco surge em vinil e será lançado no próximo dia 21 de abril, véspera do Record Store Day. A banda já soltou três singles: “Sing”, “Side” e “Flowers In The Window”, três grandes hits do álbum original, de 2001.

 

 

“Se ‘The Invisible Band’ fosse uma casa, ‘Sing’ seria a porta da frente”, disse Fran Healy sobre o último single lançado. “Ela iria se chamar ‘Swing’, eu estava em dúvida sobre o título. Como é uma canção simples e boa de cantar, acho que escolhi o título certo. Ela continua boa como no dia em que tocamos pela primeira vez”.

 

 

E ele continua:

“Tocar ‘The Invisible Band’ ao vivo foi muito divertido. Há tantas memórias nessas músicas para nós e para todos que vieram aos shows… As canções funcionaram muito bem ao vivo, então decidimos gravar e filmar o show final em Glasgow. Há sempre uma chance de eu ter uma dor de garganta quando eu sei que há uma gravação chegando, mas felizmente tudo correu sem problemas.”

 

 

Assim como “The Man Who”, “The Invisible Band” foi produzido por Nigel Godrich, na época famoso pelas colaborações que tinha feito com Beck e Radiohead. Pouco depois, ele produziria “Chaos And Creation In The Backyard”, de Paul McCartney. O single “Sing” ainda é o maior sucesso da carreira do Travis, chegando ao terceiro lugar na Inglaterra. O álbum chegou ao primeiro lugar nas paradas britânicas, igualando o feito do antecessor, “The Man Who”. O Travis também esteve nas listas e paradas de lugares como Austrália, Alemanha, França, Itália, Canadá e Bélgica.

 

“The “Invisible Band Live” será lançado em vinil duplo.

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *