Serj Tankian lança EP

 

O Elasticity EP é primeiro lançamento solo do cantor do System of a Down desde Orca, de 2013, Serj Tankian também compartilhou o segundo clipe de uma das músicas da nova coleção, “Electric Yerevan”,

 

 

Tankian comentou sobre a faixa: “A música foi inspirada pelos protestos em Yerevan na Armênia no verão de 2015, onde as pessoas protestaram contra as propostas de aumento nos preços dos serviços públicos. Minha escrita daquela época está contida palavra por palavra na música.”

 

O clipe dirigido por Garin Hovannisian fornece uma linha do tempo visual dos eventos que antecederam os protestos “Electric Yerevan” de 2015 e a Revolução de Veludo 2018 que se seguiu, ao mesmo tempo que mostra o poder das manifestações pacíficas em todo o mundo.

 

 

A capital armênia de Yerevan também é figura com destaque no documentário recém-lançado, “Truth to Power”, que estará disponível a partir de 27 de Abril no VOD, truthtopowerfilm.com . O longa, com entrevistas exclusivas, aventuras, e algumas imagens originais gravadas pelo próprio Serj, permite que o público tenha acesso aos bastidores de uma estrela do rock internacional cuja fé na música não só revolucionou o heavy metal, mas também eventos mundiais. Ao longo de sua vida, o músico buscou justiça social, aproveitando o poder de suas canções e celebridades para uma mudança política real. A voz de Serj tem a mesma probabilidade de enfrentar a ganância corporativa americana e criticar o regime corrupto de sua terra natal. Sua campanha de décadas para o reconhecimento formal dos EUA do genocídio armênio foi finalmente adotada pelo Congresso em dezembro de 2019.

 

“Elasticity” é um conjunto diversificado de canções que vão desde hinos intensos e eletronicamente aprimorados, como a faixa-título (assista “Elasticity” aqui: https://youtu.be/5oMDAfUpWyQ, “Electric Yerevan” (o grito de guerra mencionado acima por sua amada Armênia), “Your Mom” (o irônico mashup político), a liderada pelo piano “How Many Times?”, para “Rumi,” uma música que Serj escreveu sobre seu filho Rumi e sobre o poeta de mesmo nome, Rumi.

 

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *