Mais um volume da Bootleg Series de Bob Dylan

 

 

Sempre que Mr.Bob Dylan anuncia um lançamento de sua Bootleg Series, o coração dos fãs palpita, esperando que ele revisite uma ou outra fase específica de sua carreira. É sempre um trabalho detalhadíssimo, com caixas que ostentam vários CDs, cheias de sobras de estúdio, versões alternativas, ao vivo, enfim, uma verdadeira remexida num dos maiores baús da música popular de todos os tempos temporais. Dessa vez, os fãs do Dylan oitentista vão dar uma cambalhota de alegria porque vem aí “Springtime In New York: 1980-1985”.

 

Este período cobre três álbuns meio deixados de lado: “Shot Of Love”, “Infidels” e “Empire Burlesque”, cada um com um charme especial, inclusive uma mudança de fé religiosa, pois “Shot Of Love” foi o último trabalho da “fase cristã” de Dylan e “Infidels” marcou o seu retorno ao judaísmo. Serão edições com 5 CDs, 2 CDs ou 2 LPs, com lançamento previsto para 17 de setembro.

 

A edição deluxe 5CD do álbum apresenta 57 gravações raras de Bob Dylan, 54 delas inéditas em qualquer formato, de 1980-1985. Os cortes lançados anteriormente incluem dois outtakes de “Shot Of Love”: “Let It Be Me” (lançado pela primeira vez como lado B de “Heart of Mine” International 7 ″ single) e “Don’t Ever Take Yourself Away” (lançado pela primeira vez no Havaí Five-O: Canções originais da série de televisão). Uma terceira gravação lançada anteriormente, “Death Is Not The End” (um outtake de “Infidels” com Full Force) apareceu pela primeira vez em uma versão editada em Down In The Groove e agora pode ser ouvida pela primeira vez na íntegra em Bob Dylan – Springtime In New York (1980-1985).

 

Disco Um de Bob Dylan – Springtime In New York: The Bootleg Series Vol. 16 (1980-1985) foi gravado em 1980 e 1981 e encontra Dylan ensaiando uma variedade de composições de seu próprio catálogo (“Señor (Tales of Yankee Power)”, “To Ramona”), reorganizando algumas canções folclóricas tradicionais (“Jesus Met Woman at the Well ”,“ Mary of the Wild Moor ”) e acelerando uma seleção de covers surpreendentes (“ Mystery Train ”com Ringo Starr,“ Sweet Caroline ”,“ Fever ”,“ Abraham, Martin and John ”) com um grupo de músicos incluindo Fred Tackett (guitarra), David Mansfield (bandolim), Willie Smith (teclados), Tim Drummond (baixo), Jim Keltner (bateria) e vocais de apoio de Clydie King, Carolyn Dennis, Gwen Evans e Regina McCrary.

 

Disco Dois de Bob Dylan – Springtime In New York (1980-1985) é dedicado a outtakes e tomadas alternativas de gravações produzidas por Chuck Plotkin para Shot of Love, enquanto os Discos Três e Quatro são centrados no material que Dylan escreveu para Infidels, interpretado por a banda all-star montada para o álbum que contou com Mark Knopfler (guitarra), Mick Taylor (guitarra), Alan Clark (teclados), Robbie Shakespeare (baixo) e Sly Dunbar (bateria). As sessões do Infidels, produzidas por Bob Dylan e Mark Knopfler, incluem versões inéditas de “Blind Willie McTell” e “Jokerman”.

 

Os discos Três e Quatro contém outtakes de “Infidels”, incluindo aí “Blind Willie McTell”, que só foi lançada no primeiro volume da Bootleg Series, em 1991.

 

O disco Cinco do álbum inclui faixas ao vivo (“Enough Is Enough” de Slane Castle, Irlanda, e “License to Kill” de Late Night with David Letterman, 22 de março de 1984) ao lado de tomadas e saídas alternativas das sessões do Empire Burlesque, produzidas por Bob Dylan, incluindo estreias de novas canções (“Straight A’s in Love” e “New Danville Girl”, um rascunho inicial de “Brownsville Girl”) e uma apresentação inédita do canônico “Dark Eyes”.

 

De acordo com a nota do produtor no álbum: “Os takes alternativos aqui são diferentes dos lançados em volumes anteriores da série. Eles estão incluídos aqui para ilustrar a jornada musical que Bob Dylan empreendeu durante esses anos. ”

No encarte, Damien Love escreve: “E essa é a verdadeira história desta coleção. As músicas. As canções foram despidas de armadilhas, adulterações, gostos passageiros e julgamentos. As canções ásperas e turbulentas, machucadas e ternas, brincando e chorando, importunando e se esforçando e desejando. As músicas sempre estiveram lá, e aqui estão elas, acompanhando o nosso ritmo.”

 

 

Tracklist:

Bob Dylan Springtime in New York: The Bootleg Series, Vol. 16 (1980-1985)

DISC 1

1. Señor (Tales of Yankee Power) – Rehearsal
2. To Ramona – Rehearsal
3. Jesus Met the Woman at the Well – Rehearsal
4. Mary of the Wild Moor – Rehearsal
5. Need a Woman – Rehearsal
6. A Couple More Years – Rehearsal
7. Mystery Train – Shot of Love outtake
8. This Night Won’t Last Forever – Rehearsal
9. We Just Disagree – Rehearsal
10. Let’s Keep It Between Us – Rehearsal
11. Sweet Caroline – Rehearsal
12. Fever – Rehearsal
13. Abraham, Martin and John – Rehearsal

DISC 2

1. Angelina – Shot of Love outtake
2. Price of Love – Shot of Love outtake
3. I Wish It Would Rain – Shot of Love outtake
4. Let It Be Me – International 7″ Single B-side*
5. Cold, Cold Heart – Shot of Love outtake
6. Don’t Ever Take Yourself Away – Shot of Love outtake*
7. Fur Slippers – Shot of Love outtake
8. Borrowed Time – Shot of Love outtake
9. Is It Worth It? – Shot of Love outtake
10. Lenny Bruce – Shot of Love alternate mix
11. Yes Sir, No Sir – Shot of Love outtake

DISC 3

1. Jokerman – Infidels alternate take
2. Blind Willie McTell – Infidels outtake
3. Don’t Fall Apart on Me Tonight [version 1] – Infidels alternate take
4. Don’t Fall Apart on Me Tonight [version 2] – Infidels alternate take
5. Neighborhood Bully – Infidels alternate take
6. Someone’s Got a Hold of My Heart – Infidels outtake
7. This Was My Love – Infidels outtake
8. Too Late [acoustic version] – Infidels outtake
9.Too Late [band version] – Infidels outtake
10. Foot of Pride – Infidels outtake

DISC 4

1. Clean Cut Kid – Infidels outtake
2. Sweetheart Like You – Infidels alternate take
3. Baby What You Want Me to Do – Infidels outtake
4. Tell Me – Infidels outtake
5. Angel Flying Too Close to the Ground – Infidels outtake
6. Julius and Ethel – Infidels outtake
7. Green, Green Grass of Home – Infidels outtake
8. Union Sundown – Infidels alternate take
9. Lord Protect My Child – Infidels outtake
10. I and I – Infidels alternate take
11. Death is Not the End [full version] – Infidels outtake*

DISC 5

1. Enough is Enough [live] – Slane Castle, Ireland
2. License to Kill [live] – Late Night with David Letterman, March 22, 1984
3. I’ll Remember You – Empire Burlesque alternate take
4. Tight Connection to My Heart (Has Anybody Seen My Love) – Empire Burlesque alternate mix
5. Seeing the Real You at Last – Empire Burlesque alternate take
6. Emotionally Yours – Empire Burlesque alternate take
7. Clean Cut Kid – Empire Burlesque alternate take
8. Straight A’s in Love – Empire Burlesque outtake
9. When the Night Comes Falling from the Sky [slow version]– Empire Burlesque alternate take
10. When the Night Comes Falling from the Sky [fast version] – Empire Burlesque alternate take
11. New Danville Girl – Empire Burlesque outtake
12. Dark Eyes – Empire Burlesque alternate take

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *