“Fleetwood Mac Live” ganha versão Super Deluxe
Quando o Fleetwood Mac lançou o primeiro álbum ao vivo em dezembro de 1980, ele capturou a formação mais icônica da banda lendária no palco, demonstrando todo o alcance dos poderes criativos coletivos. Gravado principalmente durante a turnê mundial de “Tusk”, “Fleetwood Mac Live” entregou um álbum duplo de performances emocionantes que incluíram sucessos massivos como “Dreams” e “Go Your Own Way”, “Rhiannon” e “Don’t Stop”.
A Rhino – uma distribuição nacional Warner Music Brasil – dá à estreia da banda ao vivo um muito merecido bis com uma nova coleção de 3 CDs/ 2 LPs que apresenta uma versão remasterizada do lançamento original em vinil de 180 gramas e CD, além de mais de uma hora de música ao vivo não lançada gravada entre 1977 e 1982 no terceiro CD. O conjunto também inclui um single bônus de 7 polegadas com demos inéditas de “Fireflies” e “One More Night”. Para o Brasil, por ora, apenas o formato digital está confirmado.
“Fleetwood Mac Live: Super Deluxe Edition” estará disponível no dia 9 de abril. Uma performance ao vivo inédita de “The Chain”, gravada em Cleveland, em 1980, está disponível hoje em todos os serviços de download e streaming digital.
Além da história do álbum , o escritor David Wild escreve: “antes e agora, ‘Fleetwood Mac Live’ artisticamente marca um período de tempo fascinante para um grupo que, de uma forma ou de outra, está no palco global há mais de meio século. É um rock ‘n’ roll extremamente divertido em plena atividade sob uma grande tenda de criação da própria banda enquanto deixam o público deslumbrado em locais como Paris, França, Nova Jersey”.
A maior parte do álbum original foi gravada ao vivo entre 1979 e 1980, exceto por algumas exceções: “Don’t Let Me Down Again,” foi gravada em 1975 durante a turnê do Fleetwood Mac; “Dreams” e “Don’t Stop” são da passagem de som da banda em Paris; enquanto “Fireflies”, “One More Night” e um cover de “Farmer’s Daughter”, dos Beach Boys, foram todos gravados na Califórnia durante um show especial para a equipe da banda, família e amigos.
As 14 faixas ao vivo que estreiam na Super Deluxe Edition abrangem um intervalo de tempo mais amplo do que as do lançamento original. Eles incluem sete canções da turnê “Tusk” (1979-80), quatro da turnê “Rumors” (1977) e três da turnê “Mirage” (1982). Essas adições estelares incluem versões ao vivo de “Tusk”, “Gold Dust Woman” e “Songbird”, além de “The Green Manalishi (With The Two-Pronged Crown)” – uma canção escrita em 1970 pelo guitarrista Peter Green, que fundou Fleetwood Mac com Mick Fleetwood e Jeremy Spencer, em 1967.
Track list
CD 1
“Monday Morning”
“Say You Love Me”
“Dreams”
“Oh Well”
“Over & Over”
“Sara”
“Not That Funny”
“Never Going Back Again”
“Landslide”
CD 2
“Fireflies”
“Over My Head”
“Rhiannon”
“Don’t Let Me Down Again”
“One More Night”
“Go Your Own Way”
“Don’t Stop”
“I’m So Afraid”
“The Farmer’s Daughter”
CD 3 – Gravações inéditas
“Second Hand News” *
“The Chain” *
“Think About Me” *
“What Makes You Think You’re The One” *
“Gold Dust Woman” *
“Brown Eyes” *
“The Green Manalishi (With The Two-Pronged Crown)” *
“Angel” *
“Hold Me” *
“Tusk” *
“You Make Loving Fun” *
“Sisters Of The Moon” *
“Songbird” *
“Blue Letter” *
Bonus Track
“Fireflies” – Remix – Long Version
Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.