Rock In Rio 2019 – Nile Rodgers e Chic
Cobertura especial, direto da Cidade do Rock.
Nile Rodgers é um cara talentoso, todo mundo sabe. Mas ele também é um cara muito esperto. Trazido de volta ao mundo da música com “Get Lucky”, sucesso dourado do Daft Punk e de Pharrel Williams, o ex-guitarrista do Chic e produtor de gente como Duran Duran, Madonna e David Bowie, só para ficarmos nos famosos, decidiu recuperar o tempo perdido. Em vez de se aventurar em novos trabalhos usando o nome de sua antiga banda, ele montou um conjunto capaz de recriar no palco, tanto a música que fazia na Nova York da virada dos anos 1970/80, como as produções douradas do pop’n’funk oitentista.
Com músicos monstruosos, Nile percorre o mundo com sua festa baile irresistível. Se ele se dispuser a tocar os discos de ambient music de Brian Eno, os tornará, imediatamente, música dançante e sensacional. Foi isso que ele ofereceu ao público do Rock In Rio: um bailão atemporal, cheio de dança, festa e talento. Sorte de quem estava presente.
Nile não toca, como disse, é fluente no idioma pop. Suas versões pra “Let’s Dance” e “Notorious”, por exemplo, de Bowie e Duran Duran, respectivamente, chegam perto dos originais, por conta do fator black music que ele infere aos clássicos, que, por sinal, foram feitos tentando emular a música negra de então. Sendo assim, ele passeia com facilidade por “Get Lucky”, cheia de interferências do pessoal da banda, além de recordar clássicos do Chic como “I Want Your Love”, “Everybody Dance”, “Dance Dance Dance”, “Le Freak” e o ápice, com “Good Times”, na qual ele insere os primeiros versos de “Rappers Delight”, que sampleou a linha de baixo do saudoso Bernard Edwards. Nile ganhou o processo na justiça, tornou-se coautor do rap pioneiro e hoje manda a citação no meio da própria música. Como disse, um mestre.
O público dançou, fez passinho, cantou, seguiu as ordens do homem, ou seja, talvez o melhor show do Palco Mundo que ninguém vai admitir.
Setlist
Chic Cheer
Dance, Dance, Dance
Everybody Dance
I Want Your Love
I’m Coming Out
Upside Down
He’s The Greatest Dancer
We Are Family
Lost In Music
Notorious
Get Lucky
Let’s Dance
Le Freak
Good Times – Rappers Delight
Foto: Adriana Vieira
Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.