Paralamas do Sucesso lançam LP inédito

 

 

Quem conhece o rock nacional dos anos 1980, sabe da importância que o sensacional radialista, fotógrafo e gênio da raça, Maurício Valladares, tem para o estilo. Em 1982, MauVal estava na cabine de pilotagem do Rock Alive, programa que comandou na Rádio Fluminense FM quando esta entrou no dial carioca com a proposta de quebrar padrões e apresentar novas e novíssimas atrações musicais. Só que, o Rock Alive era “a Fluminense da Fluminense”, um espaço ainda mais progressista, mais aberto ao novo, sendo responsável por, entre outras coisas, apresentar bandas inglesas da época, como The Cure, The Beat, The Clash, entre outras, para uma audiência sedenta por novidades.

 

 

Além de abrir espaço para estas formações gringas, Maurício também deu chance para que várias bandas nacionais iniciantes enviassem registros para que fossem ao ar em seu programa. Legião Urbana, Kid Abelha, Plebe Rude, entre tantas outras, bateram ponto no Rock Alive. Mas nenhuma banda nacional foi tão presente como Os Paralamas do Sucesso, que tiveram no programa a sua grande porta de entrada para o cenário nascente do rock carioca. O trio carioca sempre esteve próximo às origens, citando a rádio e Maurício como duas entidades muito vinculadas a seu sucesso e início de trajetória. A amizade com o radialista foi tamanha que MauVal tornou-se o fotógrafo exclusivo dos Paralamas ao longo do tempo, ocupando posto até hoje.

 

 

Assim como a banda, o programa seguiu em frente, saindo da Fluminense e integrando a programação de várias emissoras no decorrer destes anos. Em 2022, o Ronca Ronca – herdeiro natural do Rock Alive – completou 500 programas divulgados na Internet, um número relativamente pequeno se comparado ao que Maurício fez nestes quarenta anos de rádio. Por essas e outras, é absolutamente natural que surja um lançamento como RONCARONCA APRESENTA OS PARALAMAS DO SUCESSO AO VIVO, um LP que será vendido para fãs do trio e que será lançado oficialmente em 17 de dezembro, quando Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, além dos grandes músicos que os acompanham, estarão no Qualistage, Rio de Janeiro, com o show da turnê PARALAMAS CLÁSSICOS.

 

 

Trata-se de um registro de nove faixas, realizado no Ronca Ronca de 13 de outubro de 1999, bem no período em que a banda vinha nos trilhos do “Acústico MTV”, lançado em agosto daquele mesmo ano. O álbum trará cinco originais do grupo e quatro covers, que mostram a versatilidade que os Paralamas sempre tiveram neste assunto, são elas: “Sweet Sixteen” (do repertório de BB King), “Sunshine Of Your Love” (do trio britânico Cream), “Tears Of A Clown”, de Smokey Robinson e “Eu Quero Ver O Oco”, dos Raimundos. A seleção de faixas próprias evita o clichê dos grandes sucessos e traz versões inéditas de “Navegar Impreciso” (ótima canção de “Severino”), “Caleidoscópio” (lançada pela cantora Dulce Quental em 1987 e interpretada pelo grupo em 1990), “Mensagem de Amor” (uma das melhores composições da história da banda, de 1984) e duas pérolas de “Selvagem?”, de 1986: “O Homem” e “A Dama e o Vagabundo”.

 

 

Este lançamento é a prova de que o rádio pode e deve ser um veículo com força na divulgação de artistas, mesmo ainda hoje, pleno 2022. Com ele, Mauval e os Paralamas brindam os ouvintes e os fãs com registros raros, únicos, seguindo o que fazem radialistas e emissoras de rádio ao redor do mundo. Imperdível e emocionante.

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *