Midnight Oil lança single e anuncia álbum

 

 

Nunca é tarde para apreciar o trabalho do Midnight Oil. A banda de Peter Garrett e cia. está de volta com uma canção inédita, “Gadigal Land”, que mantém a tradição politizada do grupo. O título da nova música tem a ver com um dos povos originários da Austrália, os “gadigal”, etnia cuja origem é o território correspondente à cidade de Sidney.

 

A faixa é produzida por Warne Livesey, colaborador de longa data da banda e traz participações de Kaleena Briggs, Bunna Lawrie, Dan Sultan e o poeta Joel Davison. Ela antecipa o novo disco, “The Makarrata Project”, que terá colaborações da banda com artistas indígenas australianos, tendo sido gravado no fim de 2019, logo após o Oil terminar sua turnê europeia de retorno. O disco sai em outubro.

 

O grupo irá doar sua parte para a promoção do Uluru Statement, que foi redigido em 2017 como uma parte da Constituição Australiana, dando voz aos povos originários.

 

“Gadigal Land” é a primeira canção deles desde o lançamento de “Capricornia”, em 2003. Num ano como o nosso, o Midnight Oil é sempre necessário.

 

 

 

E aqui está o ótimo ao vivo que o Oil lançou em 2018, com o show que a banda fez justo em Sidney.

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *