Hoje é #CaetanoVelosoEstacionaNoLeblonDay
Sim, senhoras e senhores, moças e rapazes, e demais configurações: hoje é o décimo aniversário desta memorável matéria jornalística, verdadeiro marco. Se podemos dizer que este é um marco do esvaziamento de sentido no jornalismo – talvez um precursor da maré lamentável que o ofício se meteu ao longo dos últimos anos – não podemos negar que também é uma peça (involuntária) de humor irresistível.
A matéria foi publicada no Portal Terra e está disponível neste link, mas sem o impressionante texto.
Tudo bem, a gente reproduz pra vocês:
O músico Caetano Veloso passeou e estacionou o carro na tarde desta quinta-feita (sic) (10) no bairro carioca do Leblon.
O artista, que está namorando uma argentina, estava sozinho e não parecia ter pressa no primeiro dia depois do Carnaval.
O casal assistiu ao desfile da Imperatriz na segunda-feira (7).
Sim, ainda tem um errinho clássico de digitação, com QUINTA-FEIRA grafada como QUINTA-FEITA.
E as fotos sensacionais são de Fausto Candelária, que deve ter espreitado o músico baiano ou, quem sabe, num golpe de sorte, viu Caetano saindo do carro e pensou: “agora é a minha vez nessa vida”. E eternizou o momento.
Fútil ou não, aqui estamos nós, numa manhã de quarta-feira – não quarta-FEITA – escrevendo sobre o assunto.
Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.