Folia viva na internet

 

 

Se hoje em dia não dá pra literalmente botar o bloco na rua, na internet pipocam iniciativas que mantém o espírito de alegria vivo e interesse pra quem gosta do assunto.

 

É o caso do About Carnaval, perfil no Instagram criado depois do Carnaval de 2019, quando Renata Feler (engenheira de produção, fotógrafa e vídeomaker) e Aran Rotbande (administrador e entusiasta da folia de rua), que já trabalhavam com conteúdo e mídias digitais, começaram a fotografar e fazer vídeos com o uso de drone.

 

“Sempre acreditamos no conteúdo ao vivo. E continuamos fazendo isso, mas ao invés de estar produzindo na rua, estamos produzindo em casa. Ajudamos a divulgar e fazer conexões entre as pessoas que fazem o Carnaval, como músicos, artistas, pernaltas, produtores, foliões e marcas”, diz Aran. “O About Carnaval surgiu de um movimento natural, e seguimos mantendo o engajamento do jeito que conseguimos. Já estamos indo para a nossa quinta temporada de lives, entrevistamos mais de 40 pessoas”, complementa Renata.

 

Com 16 mil seguidores, o About Carnaval promoveu no Carnaval deste ano o Estandarte de Ouro. “Essa brincadeira de estandarte de ouro dos blocos de rua acabou tomando grandes proporções, com premiações e 54 marcas presentes, entre elas Zerezes, Three Monkeys Beer, vale de alguns bares e restaurantes como Galeto Sat’s, parceria com Ambev…Tivemos milhares de compartilhamentos nas redes”, afirma Aran.

 

Sobre as lives, a primeira temporada ganhou o nome de About Quarentena, realizada de 26 de março a 6 de abril, e contou com shows, bate papos e apoio da cerveja Hocus Pocus. O projeto foi inspirado no @euficoemcasa de Portugal. O ponto alto da temporada foi a live do ator, humorista, roteirista, escritor – e folião! – Gregório Duvivier, com 18 mil pessoas presentes e média de 500 pessoas ao mesmo tempo. A segunda, terceira e quarta edições (About Quim, About em Casa e About Lives) também foram sucesso, e a quinta edição, a Abouteando, está no ar, com participações de Tambores de Olokun, Canários do Reino e outros artistas, e apoio da Caipilé Carioca e da NUU Pão de Queijo. Todas as lives são apresentadas Tatyane Meyer e Marcelo Cebukin.

 

O trabalho continua, mas com a Covid-19, a rotina da dupla mudou. “Mudou tudo. Antes nosso foco era estar na rua e em eventos, produzindo conteúdo. Hoje a gente está inventando coisas para fazer em casa. Além das nossas lives, assistimos outras lives, praticamos meditação, fazemos cursos on line, e deixamos os conteúdos de vídeos e fotos em dia. Além disso, tentamos planejar como será a folia pós coronavírus”, fala Renata.

 

Neste contexto, e olhando pra frente, a dupla acredita que Carnaval de rua é ocupação, resistência, liberdade. “Infelizmente o cenário conta com muitas restrições e regras do governo, mas sempre acontecendo de forma espontânea e consciente”, pontua Aran. “Teremos folia com consciência quando tudo isso passar, quando pudermos nos abraçar, estar juntos. Sabemos que não vai ser tão cedo, mas quando acontecer será o melhor Carnaval de todos os tempos!”, complementa Renata.

 

Em meio a tanta imprecisão, uma certeza: quando o novo coronavírus passar, a folia vai voltar a ganhar as ruas com muita responsabilidade, e o About Carnaval vai estar lá, cobrindo toda a festa. “É difícil falar de ir pra rua agora, mas vai passar! Somos foliões e sempre estaremos nos blocos, assim que for possível e seguro! Seguiremos tocando, curtindo e produzindo conteúdo!”, se despede Aran.

 

Até a próxima!

1+

Celso Chagas

Celso Chagas é jornalista, compositor, fundador e vocalista do bloco carioca Desliga da Justiça, onde encarna, ha dez anos, o Coringa. Cria de Madureira, subúrbio carioca, influenciado pelo rock e pela black music, foi desaguar na folia de rua. Fã de poesia concreta e literatura marginal, é autor do EP Coração Vermelho, disponível nas plataformas digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *