13 Canções (mais dois bônus) produzidas por Phil Spector
A morte de Phil Spector ocorreu ontem e só foi divulgada hoje. A causa, segundo vários sites de notícias americanos, teria sido o agravamento do estado de saúde do produtor por conta de covid-19. As autoridades da Califórnia, estado americano no qual Spector estava preso por assassinato desde 2009, ainda não confirmaram.
Apesar de gênio e responsável por inovações marcantes no ofício da produção/gravação de canções e álbuns de música pop desde 1959, Phil Spector era um sujeito comprovadamente.
Deixamos aqui uma playlist com 13 clássicos de sua lavra, mais dois bônus, que perfazem um total de 15 obras-primas da música do século 20. O trabalho de Phil influenciou muita gente, dos Beatles aos Beach Boys, além de vários grupos de pop e soul pop. A lista de colaborações é grande e marcante. Muitos trabalhos são imortais, como, por exemplo, sua colaboração com George Harrison em “All Things Must Pass”, certamente o melhor disco já gravado por um ex-Beatle. Ou sua aparição no lançamento de Tina Turner em 1966, pilotando a gravação de “River Deep, Mountain High”. Ou sua assinatura em clássicos dos Righteous Brothers, como “You’ve Lost That Lovin’ Feeling” e até em “Unchained Melody”, aquela canção que se popularizou em 1990 ao ser incluída na trilha sonora de “Ghost”.
Talvez a assinatura mais nítida de Phil Spector esteja nas suas gravações com o grupo vocal Ronettes, realizadas entre 1964 e 1966, especialmente em canções como “Be My Baby” e “Wish I Never Saw The Sunshine”, duas pérolas tão diferentes e tão intensas.
Divirtam-se com esta playlist que pode servir como caminho pra você conhecer as maravilhas que este sujeito estranho, violento e atormentado produziu.
– Darlene Love – “(Today I Met) The Boy I’m Gonna Marry” (1959)
– The Ronettes – “Do I Love You?” (1964)
– The Ronettes – “Be My Baby” (1964)
– Righteous Brothers – “Just Once In My Life” (1965)
– Righteous Brothers – “You’ve Lost That Loving Feeling” (1965)
– Ike & Tina Turner – “River Deep – Mountain High” (1966)
– The Ronettes – “Wish I Never Saw The Sunshine” (1966)
– John Lennon – “God” (1969)
– Beatles – “The Long And Winding Road” (1970)
– George Harrison – “All Things Must Pass” (1971)
– John Lennon – “Stand By Me” (1975)
– Dion – “He’s Got The Whole World In His Hands” (1975)
– Leonard Cohen – “Death Of A Ladies Man” (1977)
– Ramones – “Do You Remember Rock’n’Roll Radio” (1980)
– Starsailor – “Silence Is Easy” (2003)
Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.
obaaaaaaa vou me divertir com essa playlist com canções criadas por um assassino abusador covarde! valeu celular pop, baita!