Vem, Kafka!

Hoje, em público, alguém disse KAFTA, em vez de mencionar o escritor Franz KAFKA, autor do livro “O Processo”. Isso me fez recordar desta singela canção do grupo carioca Inimigos do Rei.

“Uma Barata Chamada Kafka” faz alusão a outra obra do escritor, no caso, “A Metamorfose”, trama na qual o narrador vai relatando sua lenta irrefreável transformação numa … barata.

O humor dos cariocas levou a canção aos primeiros lugares das paradas de sucesso naquele tempo e alçou o grupo a um estrelato que se refletiu no convite para participar do Rock In Rio II, em 1991.

O primeiro disco do Inimigos foi bem em vendas, mas o segundo, “Amantes da Rainha”, lançado no ano seguinte, apesar de elogiado pela crítica, naufragou, precipitando o fim do grupo. Dois anos depois, um de seus vocalistas, Paulinho Moska, iniciaria carreira solo.

Aqui embaixo vai o clipe e o link para ouvir a canção no Spotify.

E eis um link para um texto que fiz sobre o álbum há alguns anos, para o Monkeybuzz: aqui.

 

1+

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *