Trent Reznor e Atticus Ross – Bird Box – Original Soundtrack

Gênero: Instrumental, Trilha Sonora
Duração: 65 min.
Faixas: 10
Produção: Trent Reznor e Atticus Ross
Gravadora: The Null Corporation

3.5 out of 5 stars (3,5 / 5)

Trent Reznor você conhece: é o cérebro pensante e atormentado por trás do Nine Inch Nails, baluarte do rock industrial pesadão dos anos 1990 em diante. Atticus Ross é trilheiro profissional há bastante tempo. Os dois começaram a colaborar em 2010, quando fizeram a trilha de “Millenium, Os Homens Que Não Amavam As Mulheres”. Quatro anos mais tarde, assinaram o score de “Garota Exemplar” e agora, após Ross ser efetivado como membro permanente do NIN, eles voltam com a música para “Bird Box”.

Do filme você já sabe: produzido e estrelado por Sandra Bullock, “Bird Box” narra os eventos catastróficos e misteriosos que assolam a humanidade, induzindo as pessoas ao suicídio. Para evitá-los, é preciso vendar os olhos e não largar a mão de ninguém, enquanto se pensa em um meio de combater este problemaço. O longa dividiu opiniões, teve gente que amou e teve um número igual de pessoas que odiaram com fervor. Ouvindo esta trilha, restou apenas uma certeza: a única coisa sensacional em “Bird Box” é sua música.

Reznor e Ross oferecem ao ouvinte uma versão maligna, conturbada e sinistra da “ambient music”, conceito criado por Brian Eno para composições longas, que vão se amoldando ao ambiente sem que o ouvinte perceba. Aqui a ideia é criar um ambiente de angústia e tensão máximas, justamente por meio da música. Só por uma faixa esta trilha já seria ótima, “Outside”, com mais de 12 minutos, logo no início do álbum, que introduz ruídos de insetos, pássaros, vozes e efeitos em meio a uma progressão sinistra ao piano, que vai crescendo, indo e vindo, dando medo até no mais cético dos seres.

Se você ficar na dúvida sobre o filme, ouça a trilha. É o melhor conselho que podemos te dar.

Carlos Eduardo Lima

Ouça primeiro: “Outside”.

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *