Tears For Fears anuncia disco e lança single

 

 

Já se vão impressionantes 17 anos desde o lançamento do último álbum do Tears For Fears. Você lembra de “Everybody Loves A Happy Ending”? Era o trabalho que marcava o reencontro de Roland Orzabal e Curt Smith, após uma década separados e lançando discos legais, mas não tão sensacionais como os que haviam feito nos anos 1980. Pois bem, a dupla voltou a colaborar e fazer shows, inclusive por aqui, no Rock In Rio de 2017, mas não fez novas canções, exceto “I Love You But I’m Lost” e “Stay”, lançadas naquele ano, em meio à coletânea “Rule The World”. Pois bem, esta espera acabou.

 

O novo álbum da dupla, “The Tipping Point”, já tem data para chegar: 25 de fevereiro de 2022. Foram sete anos de gravações e composições, sem falar em trocas de gravadoras e vários desentendimentos criativos, que quase levaram a dupla a se separar novamente. Numa carreira que começou em 1983, com o primeiro – e sensacional – álbum, “The Hurting”, Curt e Roland só lançaram cinco discos juntos. É pouco, né?

 

“The Tipping Point” vem aí com dez faixas inéditas versando sobre os tempos atuais, falando sobre crises globais e pessoais, como a dupla já se mostrou capaz de fazer com brilhantismo. A faixa-título acaba de ser lançada e já pode dar uma ótima impressão sobre o pop perfeito da dupla, intacto após tanto tempo, delicadamente atualizado e adaptado sem traumas a este tempo estranho.

 

Roland Orzabal fala sobre os percalços da gravação de “The Tipping Point”:

 

“Antes de tudo dar certo com esse álbum, tudo dava errado, demorou anos, mas algo acontece quando colocamos nossas cabeças juntas. Temos esse equilíbrio e funciona muito bem. ”

 

Curt Smith concorda:

 

“Se esse equilíbrio não funcionar em um álbum do Tears For Fears, a coisa toda simplesmente não funciona. Em termos simples, um álbum do Tears For Fears e o que as pessoas percebem ser o som de Tears For Fears – é o que ambos concordamos ”.

 

A banda declarou que começou a escrever as novas canções em 2017 e que “Stay” e “I Love You But I’m Lost” são deste período, mas por conta de problemas com empresários e sugestões criativas mal dadas, a dupla abortou o lançamento naquele ano, interrompeu o processo de composição e quase terminou. Mas, depois de ajustes, o Tears For Fears retornou aos trilhos e voltou a compor, fazendo cinco composições em pouco tempo, terminando o álbum, que foi produzido pela dupla e por Charlton Pettus. O tracklist ainda não foi revelado mas já sabemos os nomes de algumas canções, como ‘No Small Thing’, ‘Break The Man’, ‘My Demons’, ‘Rivers of Mercy’,‘End of Nights’ e ‘Stay’.

 

“The Tipping Point” sairá pela Concord e terá várias versões em CD e LP.

 

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *