She & Him faz tributo sensacional a Brian Wilson

 

 

 

 

She & Him – Melt Away: A Tribute To Brian Wilson
(Fantasy)
40′, 14 faixas

4.5 out of 5 stars (4,5 / 5)

 

 

 

 

A música do duo She & Him, formado por M.Ward e Zooey Deschanel, sempre me pareceu açucarada demais. A dupla tem um talento inegável, mas costuma resvalar numa quase caricatura sonora do pop do início dos anos 1960, tentando homenagear os hits da era Phil Spector e o início da carreira dos Beatles e dos Beach Boys. Até aí, tudo bem, o que vale é a intenção. Qual não foi minha surpresa quando pousei meus ouvidos neste “Melt Away”, um tributo a canções de um dos principais musos inspiradores da dupla, Brian Wilson. Longe do óbvio, tanto na escolha do repertório, quanto nos arranjos e produção, o She & Him praticamente ressurge numa versão menos boboca e muito mais talentosa, mostrando um conhecimento de causa impressionante e domínio/fluência no repertório beachboyano, transitando em diversas fases e canções, sem abusar dos cavalos de batalha que todo mundo conhece. Mais ainda: Deschanel, que sempre me pareceu o elo mais fraco na corrente, está mais contida e jogando a serviço do resultado final.

 

O próprio Brian deu declarações a favor do álbum, sem falar que ele já havia notado a dupla e convocado Zooey para colaborar na adorável canção “On The Island”, presente em “No Pier Pleasure”, seu álbum de 2015. Sendo assim, é evidente que estamos falando de uma zona de conforto para todo mundo envolvido o que, neste caso, funciona a favor do resultado final e deixa espaço para que a dupla brinque com arranjos e explore as possibilidades das canções, todas inegavelmente ricas e sensacionais. “Na primavera de 2020, começamos uma lista de nossas músicas favoritas de Brian – uma lista muito longa”, explica a dupla. “Escolhemos músicas sem levar em conta o desempenho das paradas. As obscuras nos atingem tão forte quanto as músicas mais populares – e todas estão prontas para re-imaginar, reinterpretar e reinventar. Brian escreve canções de beleza, solidão e vulnerabilidade melhor do que ninguém – e ao colocá-las ao lado de canções populares de confiança, amor e diversão, criamos uma imagem mais completa da vida na Terra”.

 

O resultado é tão belo e simpático, que renova a fé em tributos e homenagens. O próprio Brian participa do disco, fazendo um emocionante dueto com Zooey em “Do It Again”. É bem bacana ver canções conhecidas, como “Wouldn’t it Be Nice” ou “Don’t Worry Baby”, recebendo tratamento criativo e inovador, sem descaracterizá-las e, mais bacana, ressaltando nuances que soam quase inéditas. Além disso a pegada sonora da dupla está muito próxima do que seria feito nos próprios anos 1960, sem exageros de qualquer espécie, com ênfase nas harmonias vocais e na sonoridade, praticamente acústica e violonística ao longo de quase todo o disco. E, além destas, ouvir belezas ocultas como “Deirdre”, “This Whole World” (ambas do impressionante e belo álbum “Sunflower”, de 1971) ou “Good To My Baby” (do injustiçado “The Beach Boys Today”) sendo lembradas em um tributo como este, é algo bem legal.

 

 

Abaixo segue o tracklist e o álbum original da banda que contém as faixas. Da carreira solo de Brian, apenas a faixa-título foi escolhida. Se eu fosse dar algum palpite nesta seleção, lembraria da existência de duas das minhas canções preferidas dos Beach Boys – e da vida – : “Caroline, No” (de “Pet Sounds”) e “All This Is That” (de “Carl And The Passions”, de 1972). Tudo bem, que esta última não é de Brian, mas, enfim, a gente lembra mesmo assim.

 

 

Ouça este disco com amor no coração e certeza de que ele pode fazer seu dia mais feliz. Uma lindeza agridoce.

 

1. “Darlin’” – de Wild Honey
2. “Wouldn’t It Be Nice” – de Pet Sounds
3. “Til I Die” – (Brian Wilson) – de Surf’s Up
4. “Deidre” – (Johnson-Wilson) – de Sunflower
5. “Melt Away” – (Brian Wilson) – de Brian Wilson (disco homônimo, de 1988)
6. “Good To My Baby” – (Wilson-Love) – de The Beach Boys Today!
7. “Don’t Talk (Put Your Head on My Shoulder)” – de LP Pet Sounds
8. “Don’t Worry Baby” – (Wilson-Christian) – de Shut Down Volume 2
9. “This Whole World” – (Wilson) – de Sunflower
10. “Kiss Me, Baby” – (Wilson-Love) – de The Beach Boys Today!
11. “Do It Again” featuring Brian Wilson – de Friends
12. “Heads You Win, Tails I Lose” – de Surfin’ Safari
13. “Please Let Me Wonder” – de The Beach Boys Today!
14. “Meant For You” – (Wilson-Love) – de Friends

 

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *