RIP, Renato Barros

 

 

Faleceu hoje o músico Renato Barros, aos 76 anos de idade. Barros foi líder da sensacional banda Renato e Seus Blue Caps, uma das mais importantes da Jovem Guarda. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, desde o dia 17 de julho. Ele teve complicações em uma cirurgia cardíaca de dissecção da artéria aorta.

 

O perfil oficial da banda no Facebook publicou a seguinte nota:

“Nosso amado e muito querido cantor, compositor e guitarrista não suportou tanto sofrimento e descansou!”, diz comunicado na página oficial do grupo no Facebook. “Foi tocar sua guitarra no plano superior, onde está agora ao lado de seus pais e de sua amada esposa Lúcia Helena. Siga em paz Renato, seu fãs enlutados choram a sua partida! Nossos sentimentos às filhas Érika, Renata, genro Keller, e netas Juliana e Fernanda”.”

 

Há poucos dias, preparando e ministrando as aulas do Curso História do Rock Nacional, inseri duas canções da banda na parte referente à Jovem Guarda, notando o quão sensacional era a produção de Renato e Seus Blue Caps em meados dos anos 1960. Deixo abaixo as duas escolhidas, ambas do disco “Um Embalo com Renato e Seus Blue Caps”.

 

2+

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *