Playlist: JÁ FOI TARDE

 

 

Hoje acordamos com notícias auspiciosas veiculadas na mídia hegemônica. Fato concreto e consumado, a paz invadiu nosso coração, mas, ao contrário do que se esperava, a felicidade chegou com força e marcou posição. Pouco tempo depois, vi que a nossa querida Lia Amâncio, encarregada da seção infantil da Célula Pop, havia elaborado uma playlist sensacional, intitulada JÁ FOI TARDE. Foi então que tive a ideia de avisar aos nossos leitores da existência da playlist e, mais que isso, pedir à Lia que fizesse alguns comentários sobre as canções que escolheu, apenas para pontuar a audição.

 

Mais que uma celebração, a playlist tem uma lógica própria, que nos leva à última escolha de música, com uma mensagem de esperança por novos tempos tão necessários. Esbaldem-se, por favor. Nós precisamos e merecemos.

 

 

Holiday – Madonna – Colosso dançante e emblemático da primeira fase da carreira de Madonna. Foi o grande sucesso de seu primeiro álbum, lançado em 1983. A letra é simples e manda celebrar, mesmo que seja na versão clássica de Gisele Madoninha, que dizia: “Feriado, comemore!”. Então, só nos resta obedecer.

 

Celebration – Kool And The Gang – Outra canção auto-explicativa e celebratória, esta sensacional faixa do Kool And The Gang colocou o grupo de funk nos anos 1980 e ainda contou com a produção de Eumir Deodato!

 

Ding-Dong! The Witch Is Dead – Ella Fitzgerald -Canção que fez parte da trilha sonora da versão cinematográfica de “O Mágico de Oz”, lançada em 1939. A interpretação de Ella só reveste de talento e força esse clássico atemporal.

 

Go To Hell – Nina Simone – A gente não esconde a felicidade, mas também quer ressaltar o destino para o qual certas pessoas vão, a ponto de fazer concorrência com o próprio cramulhão. Eles que se entendam por lá.

 

Oh Happy Day – The Edwin Hawkins Singers – Um dos louvores mais conhecidos da história do gospel americano. A letra só fala da felicidade imensa que ocorreu no dia em que Jesus livrou as pessoas de seus pecados. Belo.

 

 

Vou Festejar – Beth Carvalho – Samba composto por Jorge Aragão, clássico da carreira de Beth Carvalho e um hino das torcidas pelos estádios do Brasil. Esta canção tocou até no planeta Marte, ou seja, tem que estar aqui. E olha que eu nem falei de sua letra perfeita.

 

Fight For Your Right – Beastie Boys – Essa maravilhosidade aqui é a prova simples e direta de que, se a gente lutar e forçar, vai conseguir. Tem que lutar pelos direitos, sim, gente. E os Beasties, aqui em 1986, já diziam isso pra gente.

 

Festa – Ivete Sangalo – Mesmo que a gente negue em condições normais, esta canção da Ivete é irresistível e muito bem produzida. Vai rolar a festa, não tem como evitar.

 

Happy – Pharell Williams – Não dá pra negar: Pharrell tem a manha para fazer uma canção bacana, dançante e cheia de graça. Aqui ele propõe uma celebração da felicidade que, a gente já sabe, faz muito sentido hoje.

 

Happy Happy Joy Joy – Random Encounter – Canção que os fãs do sensacional desenho Ren & Stimpy irão reconhecer imediatamente. Nem precisa explicar mais.

 

If You’re Happy And You Know It – Big Bird, Oscar The Grouch, The Sesame Street Kids – Belezura que está numa da inúmeras trilhas da Sesame Street, um dos programas infantis mais bacanas de todos os tempos.

 

Festa No Apê – Latino – Tudo bem, hoje a gente deixa essa canção aparecer aqui. Mas é só porque a gente tá bem feliz. Detalhe: o original é romeno, vocês sabiam?

 

Tô Feliz – Matei o Presidente – Gabriel, o Pensador – Com esta canção, Gabriel O Pensador colocou seu nome no mapa e lá está até hoje. Se a gente substituir os presidentes …. Fica a dica.

 

 

*Colaborou Lia Amancio, claro.

Lia Amancio

Lia Amancio trabalha com produção de conteúdo online desde que a internet era mato. Teve zine, teve banda, teve catapora quando era criança, só não teve ainda a sorte de ganhar na Mega-Sena. Mãe da doce Diana e ativista pela mobilidade urbana, Lia atende em www.liaamancio.com.br e em www.lounge42.com, e também pode ser vista por aí rodando bambolê e tocando ukulele - às vezes ao mesmo tempo. Pergunte-me como.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *