Pernice Brothers lança single a anuncia álbum
Após tantos anos, considero Joe Pernice um dos tesouros musicais americanos mais queridos. Direto de Boston, Estados Unidos, ele liderou uma banda com seu irmão, Bob, a partir de 1998, chamada … Pernice Brothers. Antes, Joe era líder de uma formação chamada Scud Mountain Boys, dona de certa fama no underground noventista, tendo também gravado um álbum com o curioso título de “Chappaquiddick Skyline”, em 2000. Em todas as realizações de sua carreira, Joe Pernice pendeu para o lado doce e gentil do powerpop, desenvolvendo, ao longo do tempo, um apreço pelo soft rock. Com o Pernice Brothers ele registrou oito álbuns, sendo “Spread The Feeling” o último, lançado em 2019. Agora, cinco anos depois, um novo trabalho do grupo está a caminho: “Who Will You Believe”, que tem data de lançamento prevista para 5 de abril deste ano.
A notícia não poderia ser melhor. Arrisco dizer que, ao lado do Teenage Fanclub e do Velvet Crush, Pernice Brothers completa a minha Santíssima Trindade do powerpop gentil dos anos 1990 e além. Com o tempo, tal sonoridade assumiu o caráter “coisa de velho” e nada faz mais sentido. Afinal de contas, as harmonias cuidadosas, os arranjos vocais imaculados, as melodias celestiais, tudo isso acena para um mundo que se foi há tempos e só voltou em exercícios como este. De qualquer forma, a nova canção do Pernice Brothers é linda e tem exatamente o que o fã deseja ouvir: a doçura das guitarras um pouco acima do peso, o arranjo que não surpreende porque o que queremos é familiaridade e zona de conforto, além dos vocais celestiais. É “confort music”, se é que este rótulo já existe. Deve existir.
Joe Pernice também tem uma carreira solo. É o tipo de artista que disponibiliza covers de Barry Manilow em seu BandCamp. Merece toda a nossa fé por conta do novo álbum que já vem aí.
Como dizia Leonel Brizola, “quem conhece o Joe Pernice, gosta do Joe Pernice”.
Em tempo: quando estivermos próximos ao lançamento do álbum, faremos uma lista com nossas preferidas da lavra de Joe, seja nos Pernice Brothers, seja em todos os seus projetos alternativos. Você vai adorar.
Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.