Niterói terá “Festival Vermelho” para marcar 100 anos do PCdoB

 

 

O município de Niterói, no Rio de Janeiro, vai receber o “Festival Vermelho – Floresce a Esperança”, que marca os 100 anos do Partido Comunista do Brasil. As comemorações serão com grande evento cultural, realizado pelo PCdoB, em parceria com a Fundação Maurício Grabois (FMG). O festival acontecerá nos dias 25 e 26 de março.

 

A entrada será gratuita e a programação prevê uma maratona de atividades culturais, formativas e políticas, como shows, debates, seminários, lançamento de livros, exposições, feiras, gastronomia, mostra de cinema, convidados e participantes de todo o país, além de representações internacionais.

 

O festival será realizado no Caminho Niemeyer, um conjunto de equipamentos culturais projetado pelo arquiteto comunista Oscar Niemeyer, ao longo da orla de Niterói. As atividades, para todos os públicos, acontecem presencialmente, mas também contam com participações online, atividades em formato híbrido e transmissões ao vivo.

 

O evento é inspirado em festivais internacionais da esquerda existentes ao redor do mundo, como a Festa do Avante (Portugal), a Fête de L’Humanité (França) e a Fiesta de Los Abrazos (Chile).

 

Histórico, o PCdoB, segundo suas diretrizes, “se volta hoje à defesa do meio ambiente e da Amazônia, à busca pela sustentabilidade social e ambiental, à promoção da paz e da autodeterminação dos povos, ao fortalecimento da educação pública no Brasil, ao desenvolvimento da pesquisa nacional, ciência e tecnologia. Luta pelo acesso de todas e todos à saúde pública, com a universalização do atendimento e fortalecimento do SUS em todo território nacional”.

 

Este ano, o partido busca a virada na política brasileira, pela vitória do campo popular, pela frente ampla e pela derrota das forças que representam o neofascismo.

 

A Fundação Maurício Grabois foi instituída por decisão do Comitê Central do partido e passou a existir em 2 de abril de 2008 sucedendo o Instituto Maurício Grabois (IMG).

 

Trata-se de um espaço do pensamento marxista e progressista, que leva o nome de um nome de destaque entre os comunistas da história do Brasil, um dos fundadores do partido e militante até sua morte durante a Guerrilha do Araguaia.

 

O “Festival Vermelho” lançou um formulário online, com o objetivo de conhecer melhor as pessoas, grupos, coletivos e iniciativas de todo o Brasil interessados em participar do evento.

 

Segundo a organização, o formulário ajudará a compreender melhor o perfil dos participantes, aperfeiçoar a recepção e acomodação na cidade, participação na feira, venda de produtos, divulgação de materiais de cada estado, colher sugestões para a programação.

 

Postagem original – Revista Forum 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *