Mark Ruffalo em dose dupla na HBO

 

 

O ator e produtor americano Mark Ruffalo está à frente da série “I Know This Much Is True”, que está em exibição na HBO aos domingos. O projeto é todo dele e do diretor/roteirista Derek Cianfrance. Se você está procurando uma série amena, com história de amor e outras situações adocicadas, passe longe de “I Know…” porque ela trata da história de dois irmãos gêmeos, Dominick e Thomas Birdsey – ambos interpretados por Ruffalo – que estão nos seus quarenta anos, levando vidas bem diferentes, ainda que ninguém esteja exatamente feliz. A grande distinção entre eles é que Thomas é esquizofrênico. Ainda que Dominick lide com a vida pós-divórcio e a consequente perda de referência, a interação entre os irmãos é o grande atrativo. A trama é baseada no livro homônimo de Wally Lamb e tem trilha sonora sensacional, alternando músicas dos anos 1980 e peças instrumentais compostas por Harold Budd, que já colaborou com Brian Eno.

 

Chega a ser impressionante o resultado dos episódios. As filmagens foram interrompidas por seis semanas, tempo em que Mark ganhou 13 quilos visando interpretar as cenas em que vive Thomas. Os efeitos especiais e de computação gráfica são sensacionais, fazendo com que os dois gêmeos contracenem sem qualquer vestígio de manipulação na imagens. Ambos são filhos de um lar opressor, em que a mãe deles, Ma (vivida por Melissa Leo) era maltratada pelo marido, Ray, padrasto dos meninos. O pai verdadeiro deixou a casa pouco antes do nascimento dos filhos e seu destino é um mistério com o qual Dominick viveu até a morte da mãe. A história começa sem que saibamos exatamente o que aconteceu, fato que leva o espectador a compartilhar da incerteza vivida pelo personagem.

 

O fato é que Dominick também precisa cuidar de Thomas, que vive um momento em que suas neuroses estão afloradas. A história se passa no início dos anos 1990, o que o leva a achar que está sendo perseguido por iraquianos e iranianos, culminando com um evento – logo no início do primeiro episódio – no qual Thomas amputa sua mão numa biblioteca pública, fato que o faz perder os privilégios que tinha num asilo, sendo remetido para uma instituição pública, na qual será tratado com mais rigor.

 

O elenco é ótimo, trazendo participações de Juliette Lewis e Rosie O’Donnell, sem falar na ótima presença de Kathryn Hahn, que interpreta Dessa, a ex-esposa de Dominick. A grande espectativa que a história traz é o mistério ocorrido com o avô dos gêmeos, cuja morte aconteceu há tempos e da qual a mãe pouco falou.

 

“I Know This Much Is True” é exibida pela HBO às 22:00h, todo domingo e é uma minissérie, com sete capítulos. Podemos cravar que Mark Ruffalo vai figurar nas indicações de todos os prêmios televisivos possíveis na próxima temporada de eventos. Não é pra menos, o cara dá um show.

 

 

0

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *