Kamasi Washington – Becoming (OST)

 

 

Gênero: Jazz

Duração: 30 min.
Faixas: 15
Produção: Kamasi Washington
Gravadora: Young Turks

4 out of 5 stars (4 / 5)

 

O saxofonista e produtor Kamasi Washington é uma das forças criativas da música atual. Responsável direto e indireto por uma renascença do jazz – ou de alguns elementos e vertentes deste – e sua tradução para novas gerações, ele ganhou justo e merecido prestígio. A tal ponto que foi convidado para compor e gravar a trilha sonora de “Becoming”, o documentário sobre Michelle Obama, dirigido por Nadia Hallgren, baseado em suas memórias, escritas em 2018. São quinze canções, que poderiam se acomodar no limbo da mesmice ou da preguiça, não fosse Kamasi um inquieto e simpaticíssimo artista. Seus trabalhos anteriores, “The Epic” (2016), “Heaven and Earth” (2018) são extensos e complexos, discos duplos, cheios de nuances e detalhes. Além deles, a trilha do documentário “The Harmony Of Difference (2017), ainda que menor, traz a marca das longas faixas e climas habituais da música de Kamasi. “Becoming” vai por um outro caminho, diria eu, oposto.

 

Em meia hora, Kamasi consegue encapsular nuances e detalhes que apontam para uma outra direção, muito próxima do que a gente poderia chamar de “easy listening”, algo bem menos complexo, mas nunca menos sensacional. A própria música do sujeito é naturalmente multi-facetada, o que confere uma constante dose de interesse e charme. Só que ele adentra por terrenos ainda não explorados em seus trabalhos anteriores, dando sua versão de estilos musicalmente bem diferentes do que ele está acostumado a fazer. O timbre de seu saxofone está aqui, sempre muito próximo de algumas fases da carreira de seu grande mestre, John Coltrane, mas ele surge inserido em novos contextos, o que torna tudo sensacional.

 

A abertura do disco, com “Shot Out Of A Cannon”, é uma linda composição que poderia ser do início dos anos 1960, com bateria que emula algum fraseado de bossa nova. A melodia é belíssima, linear, valorizando o lirismo sem desperdiçar tempo. A faixa-título, logo em seguida, mantém o nível da objetividade e insere algumas guitarras fazendo uma levada funky em meio ao todo, como se fosse alguém tentando reeditar algo do que está contido em “What’s Going On”, clássico universal de Marvin Gaye. O efeito é de familiaridade e beleza inesperados. “Southside V.1” é algo próximo do r&b mais estilizado, com bela participação de órgão e piano, com Kamasi usando um timbre de saxofone que ele não costuma usar, muito próximo do sax alto.

 

“The Rhythm Changes” mantém o uso das guitarras funky, mas recupera a sonoridade de Kamasi, tornando mais fácil a sua identificação, enquanto “Song For Fraser”, uma belíssima melodia ao piano, evoca mais o seu lado de intérprete, abrindo espaço para belos solos climáticos. “Fashion Then And Now” segue este modelo, novamente com belo trabalho de cordas, piano e bateria, abrindo espaço para o sax preencher lacunas vitais. “I Am Becoming”, a maior faixa do álbum, com quase quatro minutos e meio, é a mais próxima do que estamos acostumados a ver de Kamasi, mas, ainda assim, mostra um poder de síntese e objetividade imensos, enquanto o arranjo dá espaço para cordas e uma ótima bateria em linha reta.

 

“Becoming” é uma trilha sonora corajosa e direta. Serve como ótima companhia musical para o filme, para a personalidade de Michelle e para o combo final, necessário em tempos em que obscurantismo ocupou os espaços e que um belo disco acaba por ganhar contornos de declaração de esperança e fé no futuro. Belezura.

 

Ouça primeiro: “I Am Becoming”

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *