João Donato e Jards Macalé lançam single e anunciam álbum

 

 

Vem aí o primeiro single do álbum que os grandes João Donato e Jards Macalé vão lançar pela gravadora Rocinante: “Síntese do Lance”, feito a quatro mãos pelo pianista com Marlon Sette, chega às plataformas nesta sexta-feira, 17 de setembro. Donato conta que estava folheando um caderno de composições e encontrou uns rabiscos com esse título e trechos de partitura que apontavam para um ponto de umbanda.

 

“Traduzindo em miúdos: a síntese do lance é extrair o néctar, o âmago das coisas. É ir direto ao ponto. A música corre fácil, fazendo a vida ficar mais simples e foi inspirada na entidade do Zé Pelintra”, explica Donato. A faixa é jovial como a alma da dupla. “Tem um vigor e um balanço muito bons. É a última música do disco e virou a primeira a apresentar o nosso álbum, que também leva esse nome”, contextualiza Macalé.

 

João Donato e Jards Macalé nunca haviam compartilhado o mesmo estúdio até que Sylvio Fraga, sócio de Pepê Monnerat na gravadora Rocinante, mudou um pouco o rumo da história. “Queríamos gravar um disco com o Donato e tínhamos acabado de gravar um com o Jards interpretando Zé Kéti, que vamos lançar em breve. Um dia deu um estalo e imaginei os dois compondo, tocando e cantando juntos – Eles toparam na hora! Um sonho”, comemora Sylvio.

 

A certa altura da música, um coro não planejado entra em ação. “Foi espontâneo. Todas as pessoas que estavam no estúdio, os instrumentistas, Rejane e Ivone, nossas companheiras, foram chamados a cantar. Virou um congraçamento, já que foi a nossa última sessão no estúdio da Rocinante, em Araras”, rebobina Jards Macalé. Donato pontua que música religiosa costuma ter coro.

 

A parceria com Marlon Sette, trombonista que assina os arranjos de metais e a produção musical do disco, co-produzido por Sylvio e Pepê, se concretizou quando Donato chamou ele para completar aquele esboço no caderno. “Marlon escreveu uma segunda parte muito bonita e ficamos muito alegres com essa música. Tudo o que nos alegra é mais do que bem vindo!”, exulta João Donato. O disco terá dez faixas e está previsto para a primeira quinzena de outubro.

 

 

Aqui está o link para a pré-save da faixa:  https://bfan.link/sintese-do-lance

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *