Gilberto Gil: Refloresta

 

 

Gilberto Gil divulgou na noite do domingo sua mais nova canção: “Refloresta”, que chega para chamar atenção para o projeto de restauração ambiental e o desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Doce, tocado pelo Instituto Terra, de Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia Deluiz Wanick Salgado.

 

O Instituto Terra é fruto da iniciativa do casal, que diante do cenário de degradação ambiental em que se encontrava a antiga fazenda de gado adquirida da família de Sebastião Salgado – a exemplo das muitas outras unidades rurais localizadas na cidade mineira de Aimorés –, tomou uma decisão: devolver à natureza o que décadas de degradação ambiental destruiu. Desde 1998 o Instituto conduz o projeto.

 

 

“Refloresta”, a canção, é composição de Gil e traz seus filhos Francisco, José e João (os Gilsons) o acompanhando. Quem produz é outro filho de Gil, Bem. O título da composição alude à “trilogia Re”, que o cantor e compositor baiano lançou nos anos 1970, formada pelos álbuns “Refazenda” (1975), “Refavela” (1977) e “Realce” (1979), cada um com suas respectivas faixas-título.

 

 

O link da página do Instituto Terra é https://institutoterra.org/

 

Veja o clipe:

 

0

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *