Estreia de Gerson King Combo ganha relançamento em vinil
“Brother, assuma a sua mente!”
Com esse enigmático “grito de guerra”, Gerson King Combo mostrava para o seu grande público – milhares de jovens frequentadores dos bailes do Movimento Black, quem era o Rei do soul brazuca.
Gerson King Combo (antes Gerson Cortes ou Gerson Combo), já na faixa de abertura de seu mais famoso álbum – um clássico da música negra brasileira, proclamava a sua coroa e realeza, que o acompanhariam até o seu falecimento, em setembro de 2020.
“Mandamentos Black” tornaria-se um hino de toda uma geração que experimentava novos sentimentos de orgulho e pertencimento. Uma juventude negra “Black Soul Power” que, em plena ditadura militar, vivenciava novos ares de liberdade para a negritude.
Neste novembro, mês da consciência negra, quando se comemora o aniversário de Gerson (dia 30/11), a Universal Music (re)lança o famoso álbum GERSON KING COMBO – VOL l, em long-play. As vendas começam no próximo dia 18/11 exclusivamente em: https://www.umusicstore.com/
Para homenagear a memória da majestade do soul brasileiro, uma série de eventos de lançamento, tributos e exposições serão realizados, com produção de Ronaldo Pereira (CopaSoul Produções), empresário e produtor musical que cuidou de Gerson nos últimos 17 anos e Zé Octavio Sebadelhe (Hare Rare), jornalista, DJ carioca e “brother” do saudoso King Combo.
Em parceria com a Universal Music, a promoção da nova edição do long-play será repleta de festividades e comemorações:
– No dia 20 de novembro, sábado, na Concha Acústica de Niterói, a Banda Black Rio se apresentará com participação de Carlos Dafé (o melhor amigo musical do Rei) e álbuns serão sorteados para o público presente.
– No dia 21 de novembro, domingo, no Centro de Convenções do Anhembi, a Banda Black Rio e Carlos Dafé, fazem o baile na l EXPO INTERNACIONAL DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
A l EXPO e feira de empreendorismo negro, terá o álbum GERSON KING COMBO disponibilizado para o público presente, em primeira mão, no stand da Vinil SP.
A série de tributos e eventos comemorativos terão continuidade durante o próximo verão e no decorrer do ano de 2022, nos principais palcos das principais capitais.
Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.