Dia Internacional da Mulher
Hoje, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data se explica por ter sido escolhida em 1909, pelo Partido Socialista da América, para uma manifestação pelos direitos civis das mulheres e por seu direito de voto. Pouco tempo depois, a Internacional Socialista e as mulheres russas passaram a adotar a data como sendo comemorada, lembrando que ainda era o período da Rússia imperial, marcado pela desigualdade social e pelas péssimas condições de vida. A partir de 1917, a data passou a ser comemorada na União Soviética e, gradativamente, nos países do bloco socialista. A ONU só adotou a data em 1975.
Sendo assim, é um dia de luta, de manifestação, de desejo por igualdade de direitos.
A gente é fã das mulheres em todos os níveis e aspectos. Por isso fizemos uma playlist para lembrar da data e, como estamos num período muito obscuro da nossa história, resolvemos fazer esta lista apenas com cantoras do Brasil, de várias épocas. Tem desde Elis Regina, Maria Bethânia e Gal Costa, passando por Marina, Adriana Calcanhotto, Marisa Monte e chegando nas novíssimas e talentosíssimas Luana Carvalho e Juliana Linhares. Ouçam e lembrem do desejo das mulheres do mundo por igualdade de oportunidades e condições. É isso que a gente pede.
Elis Regina – Nada Será Como Antes
Gal Costa – O Amor
Nara Leão – Nasci Para Bailar
Maria Bethânia – Reconvexo
Joyce – Clareana
Elza Soares – Balanço Zona Sul
Clara Nunes – Portela Na Avenida
Fernanda Abreu – A Noite
Rita Lee – Mamãe Natureza
Adriana Calcanhotto – Inverno
Marina Lima – Não Sei Dançar
Baby Consuelo – Todo Dia Era Dia De Índio
Amelinha – Frevo Mulher
Claudia Telles – Preciso Te Esquecer
Verônica Sabino – Demais
Vanusa – Congênito
Astrud Gilberto – Dindi
Fátima Guedes – Cheiro de Mato
Céu – Minhas Bics
Karina Buhr – Não Me Ame Tanto
Tulipa Ruiz – Tu
Tiê – Passarinho
Clarice Falcão – Irônico
Letrux – Coisa Banho de Mar
Mahmundi – Eterno Verão
Duda Beat – Bixinho
Thalma de Freitas – Tranquilo
Mariana Aydar – Zé do Caroço
Marisa Monte – Segue o Seco
Juliana Linhares – Perfume de Araçá
Luana Carvalho – Selfie
Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.