Damon Albarn anuncia segundo disco solo para novembro

 

The Nearer The Fountain, More Pure The Stream Flows foi originalmente concebido como uma peça orquestral inspirada nas paisagens da Islândia. Este último ano viu Albarn retornar à música em lockdown e desenvolver o trabalho de 11 faixas que exploram ainda mais temas de fragilidade, perda, emergência e renascimento. O resultado é uma coleção panorâmica de canções com Albarn como contador de histórias. O título do álbum foi retirado de um poema de John Clare, Love and Memory.

 

Albarn diz “Eu estive em minha própria jornada sombria enquanto fazia este álbum, e isso me levou a acreditar que uma fonte pura ainda pode existir.”

 

Em uma carreira de perpétuas mudanças musicais e exploração, o álbum se revela ainda mais terreno, encontrando arranjos orquestrais expansivos aninhados com melodias íntimas, discordâncias roçando contra majestade contagiante; tudo pronto para algumas das performances vocais mais emocionantes de Albarn até hoje. Muito parecido com a beleza e o caos do mundo natural, sua trilha sonora, The Nearer The Fountain, More Pure The Stream Flows documenta vividamente o fluxo e refluxo emocional da condição humana, em todos os seus extremos, servindo como um documento enriquecedor da alma para nossos tempos.

Lista de faixas:

1. The Nearer The Fountain, More Pure The Stream Flows
2. The Cormorant
3. Royal Morning Blue
4. Combustion
5. Daft Wader
6. Darkness To Light
7. Esja
8. The Tower Of Montevideo
9. Giraffe Trumpet Sea
10. Polaris
11. Particles

 

Junto com o lançamento digital, haverá edição limitada em formatos de vinil colorido, além de CD e cassete. Haverá também uma versão deluxe do álbum, assumindo a forma de um livro de capa dura com fotografia adicional, letras digitalizadas originais e arte de Damon, juntamente com uma versão em vinil transparente do álbum, um arquivo digital de alta qualidade e um bônus apresentando uma música exclusiva das sessões de gravação.

 

Albarn estreou um conjunto das canções do álbum como parte do evento Live At Worthy Farm no mês passado, os quais os destaques podem ser vistos no iPlayer da BBC de 24 de junho, antes do documentário ‘Live At Worthy Farm: Backstage’ da BBC Two às 21h no domingo, 27 de junho. E neste verão, acompanhado por uma banda e seção de cordas, Albarn fará dois shows em festivais para tocar faixas de seu repertório, incluindo o novo álbum, em 13 de julho no Festival Internacional de Manchester e no Festival Internacional de Edimburgo em 24 de agosto.

 

Datas de turnê de 2022 (reagendadas de 2021):

21 & 22 Fevereiro – London (Barbican)
23 & 24 Fevereiro – Dublin (National Concert Hall)
26 Fevereiro – Luxembourg (Philharmonie)
28 Fevereiro – Brussels (Bozar)
1 Março – Brussels (Bozar)
2 Março – Eindhoven (Muziekgebouw)
4 & 5 Março – Paris (Philharmonie)
6 Março – Lyon (Auditorium)
7 Março – Hamburg (ElbPhilharmonie)
9 Março – Copenhagen (KB Hallen)
11 Março – Reykjavik (Harpa)

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *