Conheçam o Programa Piloto

 

 

Olá, amigos/amigas do automobilismo real, amigos/amigas do automobilismo virtual, amigos/amigas da História! Este é o Programa Piloto e eu sou Allan Bastos, também conhecido por poucos e bons como Coronel_Mostarda, para mais uma volta ao longo da história deste esporte, o mais amado e querido da casa.

 

Sou professor de História, formado pela Universidade Federal Fluminense e atuo na rede pública e privada no Estado do Rio de Janeiro. A minha paixão pelo automobilismo começou desde pequeno nos anos 90 com as corridas de Fórmula 1 e Fórmula Indy, além de uma oportunidade que tive de andar de kart em um kartódromo numa estrada aqui do estado.

 

Como toda a paixão, tivemos nossos altos e baixos, nossos momentos de ruptura. E, de alguns anos para cá, descobri que, ali no kart, no aguardar os treinos de sábado, no torcer para os brasileiros nas corridas de domingo, no ato de me esconder dos meus pais para ver a reprise da Fórmula Indy no canal aberto de noite (afinal, eu era uma criança e tinha de acordar cedo no dia seguinte para estar na escola), ali estava a minha verdade e minha felicidade. Então, retornei. E dessa vez, para ficar. Tornei-me um kartista amador e também um piloto de automobilismo virtual.

 

Neste meio tempo tive oportunidade de pilotar em campeonatos de maneira independente (correndo sem equipe ou com a bandeira própria da Bastos-Boechat Racing Team) e também por equipes, participando do campeonato da Liga ZGT no ano passado pela Van Holland e atualmente corro pela HP eSports.

Há alguns anos, eu decidi que gostaria de ter o automobilismo não somente como minha minha paixão, mas também no meu ofício e comecei a estudar e pesquisar sua história. Daí nasceu o podcast Primeiro Piloto, uma consequência dessa decisão.

 

Esse podcast nasce com a preocupação em relação à situação do automobilismo no Brasil, em período que já não temos mais pilotos na categoria principal do esporte e que há dúvidas se a F1 continuará a ser transmitida em tv aberta, que proporciona a possibilidade de maior acesso de consumo ao esporte a motor. Sendo assim, estamos aqui para criar, alimentar e fortificar uma cultura automobilística tanto já nos amantes inseridos no esporte como nos possíveis amantes que possam chegar ao nosso querido automobilismo.

 

Para isso utilizarei a História como ferramenta de abordagem do assunto. Que através dela seja possível refletir sobre os rumos do esporte, hoje e amanhã. Sempre que possível farei um esforço para explicar conceitos mais básicos do automobilismo, tendo em vista potenciais pilotos/pilotas e amantes que estejam por chegar. Estou inserido no contexto de automobilismo virtual e eventualmente também será retratado no programa em minhas reflexões.

 

Através deste podcast, eu, como um graduado em História, demonstrarei como foi feita a minha pesquisa, relatar dúvidas, pensamentos, reflexões feitas ao longo do processo. Afinal, a ciência é feita de maneira coletiva.

 

No episódio mais recente, de número 11, o PROGRAMA PILOTO traz o surgimento do automobilismo na Alemanha! Nele falamos um pouco sobre como estava a Alemanha no final do século XIX/início do século XX, além das primeiras corridas nacionais. A necessidade de desenvolvimento alemão diante do surgimento do novíssimo Estado, a Rivalidade anglo-alemã expressa nas pistas, e como o esporte automobilismo estava inserido na política regional pré-1ª Guerra Mundial.

 

Vem ouvir!

 

Aqui estão todos os episódios anteriores.

 

 

Aqui está o último episódio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *