Brian Eno relança “Apollo: Atmospheres and Soundtracks” no dia 19 de julho

 

Brian Eno lançará uma edição remasterizada e ampliada de seu clássico disco de 1983, “Apollo: Atmospheres and Soundtracks”. Por “ampliada”, entendemos que a nova versão terá um disco inteiro de material inédito. Em se tratando de um gênio como Eno, isso é motivo de comemoração.

O original foi lançado como trilha sonora do documentário “For All The Mankind”, dirigido por Al Reinert, que compilou cenas em 35 mm e comentários em tempo real, captados durante a missão da Apollo 11, cujo pioneiro pouso lunar completa 50 anos em 19 de julho.

Apesar de instrumental e muito próximo da ambient music que Eno concebeu em meados anos anos 1970, “Apollo” é uma espécie de clássico pop. Já cedeu duas faixas para eventos fora de seu contexto, a saber, “An Ending (Ascent)”, que foi usada na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e “Deep Blue Day”, que entrou na trilha sonora de “Trainspotting”.

O tal segundo disco de faixas inéditas traz onze composições de Brian Eno, seu irmão Roger e Daniel Lanois, reunidos especialmente para este novo lançamento. É a primeira vez que eles colaboram em trio desde 1983.

 

0

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *