Black Crowes homenageiam 1972 em EP
Vamos ser justos e sinceros: O Black Crowes é uma das melhores bandas de rock surgidas nos últimos 30 anos. Com uma carreira irregular, em meio a hiatos, o grupo liderado pelos irmãos Chris e Rich Robinson nunca escondeu sua dívida para com o rock’n’blues clássico do início dos anos 1970.
E tome Rolling Stones, The Faces e Allman Brothers como influências principais na liga sonora que os Crowes erguem desde que lançaram o primeiro álbum, lá em 1990, o ótimo “Shake Your Money Maker”. Não por acaso, como parte das comemorações de 30 anos do segundo disco deles, “The Southern Harmony and Musical Companion” e dos 50 anos em relação ao próprio ano de 1972, é lançado o EP “1972”, em parceria com a Amazon Music.
Não precisamos lembrar que os Crowes sempre foram muito bons de covers, por isso, esta nova leva de seis versões de clássicos do rock feita por eles é muito bem-vinda. No EP eles mandam versões muito pessoais para os seguintes clássicos, entre eles, uma inesperada é incrível versão de “Papa Was A Rolling Stone”, soul psicodélico dos Temptations:
Rocks Off (4:31) – Rolling Stones
The Slider (3:48) – T.Rex
You Wear It Well (4:52) – Rod Stewart
Easy to Slip (3:29) – Little Feat
Moonage Daydream (5:02) – David Bowie
Papa Was a Rollin’ Stone (5:12) – The Temptations
Abaixo estão os vídeos com as sessões de gravação e uma apresentação sensacional no Whisky A Go-Go, na qual a íntegra do EP é executada e mais alguns clássicos da carreira do Black Crowes também.
O EP só estará disponível na Amazon Music.
Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.