Banda Turnos lança clipe de “Queda Livre”, com participação de Paula Cavalciuk

 

 

 

A banda sorocabana Turnos lança nesta quinta-feira (4) o single “Queda Livre”, aqui na Célula Pop. A faixa conta com a participação de Paula Cavalciuk nos vocais e o clipe traz uma bela animação, assinada pelo produtor Pêu Ribeiro, responsável também pela mixagem e masterização da canção.

 

“Queda Livre” é a segunda música lançada do EP “Nós”, que tem seu lançamento programado para os próximos dias. A pós-produção do clipe ficou a cargo do premiado artista sorocabano, Daniel Bruson. Assista ao vídeo abaixo.

 

Veja AQUI

 

O clipe dá formas visuais cotidianas/distópicas ao tema central da canção, a amplitude do impacto do fim de um relacionamento em nós. Em alguns momentos as formas fazem citação ao filme “Matrix”, especialmente aos robôs-sentinelas que aparecem no longa dirigido pelos irmãos Wachowski em 1999. O outro destaque em “Queda Livre” é a participação de Paula Cavalciuk, artista de voz marcante, que acrescenta profundidade à faixa.

“Não é nossa primeira parceria e dificilmente será a última. Somos fãs da música feita por ela. Passamos algumas horas muito divertidas para registrar “Queda Livre”, conta a banda.

 

Ao contrário do primeiro EP, “Antes”, que trazia pitadas das sonoridades de gente como The War On Drugs, Terno Rei e do trovador folk Kurt Vile, este novíssimo “Nós” traz referências mais instintivas do quarteto, como Arcade Fire, The Cure, IRA! e Ludovic. “Queda Livre”, que estará disponível nas principais plataformas de streaming na quinta-feira,  tem algo que poderia evocar “Modern Love”, de David Bowie, caso esta faixa fosse bem triste. Mas também tem muito de “Close To Me”, clássico de 1985, do The Cure. As influências são bem sutis e se incorporam ao resultado final com graça e gentileza. A alternância dos vocais graves e agudos também funciona a favor do resultado final.

 

A Turnos é formada por Felipe Marinelli (voz/baixo), Márcio Bertasso (guitarra /violão), Bruno Peretti (guitarra) e Bruno Alves (bateria). Conhecidos principalmente na cena alternativa local, os integrantes já lançaram diversos álbuns e fizeram turnês pelo Brasil e pelo exterior com suas antigas bandas, como Monoclub, The Name, Volpina, Fast Food Brazil, The Fortunetellers e Club America.

 

Turnos nasceu em abril de 2020. Já em novembro, lançou o EP “Antes”, que revelou faixas como “A Cidade” e “Saber Demais”, canções marcadas pelo clima nostálgico.

 

A arte da capa do single de “Queda Livre” foi feita por Luitz Terra

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *