“Baduizm”, estreia de Erykah Badu, faz 25 anos

 

 

Em comemoração aos 25 anos de seu lançamento, em 11 de fevereiro de 1997, a Universal Music disponibilizou no Spotify o enhanced álbum “Baduizm”, disco que marcou o début da cantora e compositora de R&B e neo soul Erykah Badu.

 

Na ocasião de seu lançamento, “Baduizm” teve um grande sucesso comercial. O disco estreou em segundo lugar nas paradas da Billboard dos Estados Unidos e chegou a ocupar a primeira posição na Billboard Top R&B/Hip-Hop Albums. O álbum recebeu três Certificados de Platina pela RIAA (Recording Industry Association of America) e os Certificados de Ouro pela British Phonographic Industry e pela Canadian Recording Industry Association. O disco ainda ganhou naquele ano os GRAMMYs® de Melhor Performance Vocal feminina de R&B e  Melhor Álbum de R&B, sob a bandeira de um novo subgênero, o neo-soul.

 

’Baduizm’ foi um sucesso instantâneo de existencialismo íntimo. Ele despojou o ato de busca da alma até seus elementos filosóficos, explorando conceitos abstratos como amor-próprio, amor romântico e espiritualidade”, disse a Pitchfork.

 

O álbum conta ao todo com 14 faixas, entre elas os sucessos e “On & On”, que chegou na 12ª posição da parada de singles Billboard Hot 100, “Rimshot”.  O disco ainda rendeu mais três singles de sucesso, as faixas “Next Lifetime”, “Otherside of the Game” e “Appletree”.

 

As seções de gravação do álbum ocorreram durante janeiro e outubro de 1996 no Battery Studios, em Nova Iorque, Sigma Sounds & Ivory Studios, na Filadélfia, e no Dallas Sound Lab, em Dallas.

 

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *