23 Músicas Internacionais (+ 1 Hors Concours)

 

 

Seguimos com nossas listinhas de melhores do ano. Agora é a vez de mostrarmos as nossas canções gringas escolhidas. A cada fim de ano, é maior o número de músicas ouvidas, o tempo é cada vez mais corrido e, se não tomamos cuidado, várias canções ótimas podem cair num limbo que é fruto da correria diária. Por isso, desde os primeiros dias de janeiro, já estamos com uma playlist aberta no Spotify, justo para servir de depósito de boas músicas. Ao longo do ano vamos burilando e chegamos a este resultado.

 

Dei uma olhada nas listas dos veículos gringos e o nosso resultado está bastante diferente e isso é ótimo. A ideia da Célula Pop é mostrar muitas coisas legais que o compromisso com a modernidade enlouquecida pode deixar passar. Uma olhada nessas listas me dá a impressão de que nenhuma dessas canções vai sobreviver ao fim de 2019. Parece que elas existem como condicionantes de um tempo com prazo curtíssimo pra acabar. Já no ano que vem, todas serão velhas.

 

Pensei justo o contrário quando escolhia as 23 canções da lista da Célula. A ideia aqui é identificar faixas que tenham pretensão de durar pra sempre, de transcender o tempo. Isso pode acontecer com uma canção-bônus do novo disco de Liam Gallagher, no novo hino punk dos irlandeses Fontains DC, no bate-estaca glorioso de Chemical Brothers ou no pós-trip hop da Cinematic Orchestra. E também pode estar no powerpop-new wave do canadense Young Guv, um típico azarão neste 2019, mas com pinta de gente grande. E a canção hors concours, que transcende listas, pensamentos e efemérides, é “Listen To The Hummingbird”, apontamento vocal de Leonard Cohen, transformado música por seu filho Adam. São dois minutos, coisa mais linda e anti-2019 não há. Creiam.

 

Fiquem com a lista e aproveitem para segui-la, caso queiram. Foi feita pra vocês, com carinho e melhores intenções.

 

Young Guv – Song About Being Insane

Harry Styles – She

Pete Yorn – Can’t Stop You

The Cinematic Orchestra – Caged Bird/Imitations Of Life

DJ Shadow e De La Soul – Rocket Fuel

Glen Hansard – Don’t Settle

Brand New Heavies – Heat

Jenny Lewis – Rum And Hennessy

Liam Gallagher – Glimmer

MorMor – Pass The Hours

The Chemical Brothers – Got To Keep On

Lloyd Cole – Violins

Snow Patrol – Life On Earth

White Reaper – Headwind

Whitney – Valleys (My Love)

Kim Gordon – Air B’n’B

Pond – Daisy

Fontaines DC – Boys In The Better Land

Foxygen – Mona

Rolling Blackouts Coastal Fever – In The Capital

Bruce Springsteen – Hello Sunshine

Vampire Weekend – Sympathy

Bob Mould – The Final Years

 

Hors Concours: Leonard Cohen – Listen To The Hummingbird

 

1+

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *