Vem aí disco novo de Prince: “Welcome 2 America”

 

 

Enigmático, provocativo e profético, assim é “Welcome 2 America”, álbum gravado em 2010, guardado a sete chaves no lendário cofre de Prince, que será destaque no programa 60 Minutes, da rede americana de TV CBS, neste domingo (11 de abril). A edição de luxe incluirá álbum de estúdio com 12 faixas e vídeo inédito e ao vivo (Blu-Ray) de Prince com a New Power Generation no show “21 Nite Stand”, em Los Angeles.

 

“O mundo está repleto de desinformação. A visão de futuro de George Orwell é uma realidade. Precisamos permanecer firmes na fé nos tempos de provação que virão.” — Prince, 2010.

 

O espólio de Prince e a Legacy Recordings, uma divisão da Sony Music Entertainment, anunciaram o lançamento, em 30 de julho, do enigmático álbum de 2010, “Welcome 2 America” – já visto como uma poderosa declaração criativa que documenta as preocupações, esperanças e visões de Prince para uma sociedade em transformação, antecipando, de forma profética, uma era de divisão política, desinformação e a renovação da luta por justiça racial.

 

A faixa-título “Welcome 2 America” já está disponível em plataformas de streaming. Nela Prince oferece um monólogo ardente sobre paraquedas dourados, a natureza superficial das mídias sociais, a cultura de celebridades alimentada pelos reality shows e monopólios corporativos na indústria musical, concluindo, finalmente, que a América é ao mesmo tempo, “Terra da liberdade/casa de escravos”.

 

Pouco depois de concluir o álbum, Prince embarcou em uma turnê que incluiu várias apresentações em diversas cidades dos EUA, culminando com o histórico “21 Nite Stand”, no The Forum, em Inglewood, Califórnia.

 

Somente na loja oficial de Prince, os fãs podem também reservar um single de colecionador, limitado e numerado, em vinil dourado de 7”, já em pré-venda. A edição de 7” inclui uma versão em estúdio de “Welcome 2 America”, acompanhada por uma versão ao vivo inédita da canção, gravada em 14 de maio de 2011, no The Forum. A versão ao vivo de “Welcome 2 America” é apresentada em um medley com a composição de Prince “Dreamer”, lançada pela primeira vez no Lotusflow3r de 2009, e demonstra como o novo material representava uma extensão de seu compromisso vitalício com a justiça social.

 

O Welcome 2 America apresenta algumas das únicas colaborações de estúdio de Prince com o baixista Tal Wilkenfeld, o baterista Chris Coleman e o engenheiro, indicado ao GRAMMY, Jason Agel, com contribuições adicionais das cantores do New Power Generation, Shelby J., Liv Warfield e Elisa Fiorillo, e do tecladista Morris Hayes, que Prince também recrutou para coproduzir várias faixas do álbum.

 

O vídeo ao vivo do show traz Prince se apresentando com a formação da era de 2011 do New Power Generation, incluindo Shelby J., Liv Warfield, Elisa Fiorillo e Morris Hayes, além dos tecladistas Renato Neto e Cassandra O’Neal, a baixista Ida Nielsen, o baterista John Blackwell e as dançarinas Maya e Nandy McClean (The Twinz).

 

Capturada no meio da maratona “21 Nite Stand”, no The Forum, em Inglewood, Califórnia, esta apresentação documenta a espontaneidade e a energia incendiária daquela porção histórica da turnê Welcome 2 America – um testemunho audiovisual da proclamação que o artista fez no lançamento da turnê, em outubro de 2010, afirmando:

 

“Tragam, amigos, tragam seus filhos e tragam creme para os pés, porque… Isso aqui vai bombar!”.

 

A apresentação conta com participação especial do recente vencedor do GRAMMY, Ledisi, e covers de “Make You Feel My Love”, de Bob Dylan, e “More Than This”, de Roxy Music, ao lado de favoritos de Prince, incluindo “17 Days,” “Controversy,” “1999,” e “Purple Rain”.

 

O lançamento de “Welcome 2 America” é resultado da parceria entre o Prince Estate e a Sony Music Entertainment, que teve início em agosto de 2018. Naquela época, a Sony começou a distribuir globalmente as obras de Prince lançadas de 1995-2010, ampliando seu escopo em janeiro de 2021, quando o acordo foi expandido para incluir a distribuição nos Estados Unidos de doze álbuns de catálogo sem trilhas sonoras, contendo músicas icônicas, gravadas pelo Artista entre 1978-1996.

 

 

Prince – Welcome 2 America

Álbum de estúdio (CD/LP/Digital)

Welcome 2 America
Running Game (Son of a Slave Master)
Born 2 Die
1000 Light Years From Here
Hot Summer
Stand Up and B Strong *
Check The Record
Same Page, Different Book
When She Comes
1010 (Rin Tin Tin)
Yes
One Day We Will All B Free
Cover do Soul Asylum

 

Prince – Welcome 2 America (Ao vivo no The Forum, 28 de abril de 2011)

Show (Blu-Ray):

Joy In Repetition
Brown Skin (Cover de India.Arie)
17 Days
Shhh
Controversy
Tema de “Which Way Is Up” (Cover de Stargard)
What Have You Done For Me Lately (Cover de Janet)
Partyman
Make You Feel My Love (Cover de Bob Dylan)
Misty Blue (Cover de Eddy Arnold)
Let’s Go Crazy
Delirious
1999
Little Red Corvette
Purple Rain
The Bird (Cover de The Time – composição de Prince)
Jungle Love (Cover de The Time – composição de Prince)
A Love Bizarre (Cover de Sheila E. – composição de Prince)
Kiss
Play That Funky Music (Cover de Wild Cherry)
Inglewood Swinging (Cover de “Hollywood Swinging”, do Kool & the Gang)
Fantastic Voyage (Cover de Lakeside)
More Than This (Cover de Roxy Music)

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *