“Não faça comigo o que fizeram com a América”

 

 

“The Ascension”, o oitavo álbum solo do cantor/compositor Sufjan Stevens – e o aguardado sucessor de “Carrie & Lowell” – está programado para ser lançado em 25 de setembro via Asthmatic Kitty Records. “America”, primeiro single do álbum, está agora ao lado de um vídeo filmado por Sufjan.

 

 

Sufjan diz que os fundamentos do álbum são “um apelo à transformação pessoal e uma recusa em se submeter aos sistemas ao nosso redor”. E seu primeiro single se destaca como “uma canção de protesto contra a doente cultura americana em particular”.

 

“Don’t do to me what you did to America”, Sufjan canta. “Don’t do to me what you do to yourself.”

 

“America” pode parecer adequado para a época, mas foi escrito há seis anos – originalmente durante a produção de Carrie & Lowell (seu lado B “My Rajneesh”, também foi criada nessas sessões).

 

“Fiquei pasmo com a música quando a escrevi”, diz Sufjan. “Porque parecia vagamente mesquinho e a quilômetros de distância de tudo no Carrie & Lowell. Então guardei. Mas quando desenterrei a demo, alguns anos depois, fiquei chocado com a atualidade. Eu não podia mais descartá-la como irritada ou simplória. A música estava claramente articulando algo profético e verdadeiro, mesmo que eu não tivesse conseguido identificá-lo na época. Foi quando vi um caminho claro para o que tinha que fazer a seguir.”

 

Sufjan então regravou a música e passou os próximos dois anos escrevendo e gravando o restante do material em The Ascension quase inteiramente sozinho em seu computador – trabalhando principalmente com uma bateria eletrônica e um punhado de sintetizadores – usando “America” como modelo temático.

 

Sufjan diz: “Meu objetivo para este álbum era simples: Interrogar o mundo ao meu redor. Questione qualquer coisa que não retenha água. Elimine todas as besteiras. Faça parte da solução ou saia do caminho. Mantenha-se real. Mantenha-se verdadeiro. Mantenha-se simples. Mantenha tudo em movimento.”

 

 

O resultado é um “álbum pop editorial exuberante” – como descreve Sufjan – que encontra todos nós em uma “encruzilhada aterrorizante”.

“America” com “My Rajneesh” serão lançadas como um single 12” em 31 de julho, “My Rajneesh” será lançada digitalmente em 10 de julho. Faça a pré-venda do 12” aqui.A

 

 

SUFJAN STEVENS—THE ASCENSION

 

1. Make Me An Offer I Cannot Refuse (5:19)
2. Run Away With Me (4:07)
3. Video Game (4:16)
4. Lamentations (3:42)
5. Tell Me You Love Me (4:22)
6. Die Happy (5:47)
7. Ativan (6:32)
8. Ursa Major (3:43)
9. Landslide (5:04)
10. Gilgamesh (3:50)
11. Death Star (4:04)
12. Goodbye To All That (3:48)
13. Sugar (7:37)
14. The Ascension (5:56)
15. America (12:30)

 

0

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *