Marcos Valle tem relançamento em vinil

 

Um dos maiores clássicos da carreira do cantor e compositor Marcos Valle, o álbum “Marcos Valle” (1983), que traz o grande sucesso “Estrelar”, acaba de ser relançado em vinil pelo selo britânico Mr Bongo. A nova edição foi remasterizada pelo engenheiro de som Miles Showell, no lendário estúdio Abbey Road, utilizando a técnica Half-Speed Mastering.

Essa técnica avançada já foi usada em edições especiais de “Exile On Main Street”, dos Rolling Stones, “Ghost In Machine”, do The Police e “New Gold Dream”, do Simple Minds, entre outros, e agora pela primeira vez em um álbum de um artista brasileiro.

 

 

A técnica Half-Speed Mastering muda um pouco a maneira de produzir uma matriz física a partir da qual os vinis serão prensados. A maioria dos LPs são tocados em 33 1/3 RPM (rotações por minuto), porém, nessa técnica o álbum é masterizado a uma velocidade de 16 2/3 RPM, ou seja, a metade da velocidade do tempo, apresentando um áudio mais detalhado e mais definido.

 

Além de “Estrelar”, este período de Marcos Valle também teve a faixa “Bicicleta”, lançada em compacto pouco tempo depois do álbum. A canção não foi incluída no disco, mas está inserida nesse contexto carioca e atlético que a carreira de Valle assumiu em 1983/1984.

 

0

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *