Livro analisa persona poética de Renato Russo
Os fãs da Legião Urbana e de Renato Russo têm um novo motivo para sorrir. Vem aí um novo livro sobre o vocalista da banda, escrito por Julliany Mucury, “Renato, o Russo”. Pelo título já dá pra ver que há novidade na abordagem que ela promove. Doutora em Literatura Brasileira pela UnB, Julliany oferece uma visão inovadora sobre a pessoa e a obra de Renato, investigando suas convicções, angústias e posturas diante da vida, refletidas quase integralmente em sua obra. É um texto que oferece reflexão para além do âmbito do rock e do jornalismo especializado no assunto, adentrando terrenos da literatura e até da psicologia.
O livro oferece um grande número de análises de letras, discos e canções e tem tudo para frequentar a cabeceira dos legionários ávidos por novidades sobre a obra e a carreira de Renato Manfredini Jr, o Russo. Aqui embaixo estão todas as informações para você participar da campanha de financiamento coletivo no site Catarse, que começou hoje e que oferece um grande número de recompensas e vantagens para a aquisição de “Renato, o Russo”.
“Renato Russo é poeta?”
Esse foi o questionamento que inspirou a pesquisa da brasiliense Julliany Mucury, que no livro Renato, o Russo mergulha de maneira inédita na trajetória de um dos maiores poetas e cancionistas da história da música brasileira, desvendando as múltiplas qualidades e significados que formaram as personalidades do jovem Renato Manfredini Jr. e do artista Renato Russo.
Depois de dez anos de coleta de dados e análises da obra do vocalista da Legião Urbana, a pesquisadora apresenta em detalhes o legado das poesias de Renato e a sua contribuição para a cultura e o pensamento do país. Editado pela Garota FM Books, o livro vai celebrar o legado de Renato Russo em outubro de 2021, quando sua morte completa 25 anos.
Entre as recompensas estão o próprio livro, que será impresso em três cores caso a meta seja atingida, os outros títulos da editora (inclusive o Discobiografia Legionária, de Chris Fuscaldo), e camiseta. O nome na lista de apoiadores é por tempo limitado, pois o livro precisa passar pela diagramação para ir para a gráfica. Empresas ou marcas que quiserem sua logo em uma página de apoiadores culturais também podem adquirir esse espaço nesse mesmo período.
Metas
Meta 1 (R$ 35.000): Impressão de 1.000 cópias
Meta 2 (R$ 50.000): eBook + Envio de recompensa surpresa para os apoiadores
Cronograma
Agosto: Lançamento da campanha de financiamento coletivo
Setembro: Edição e impressão do livro + lançamento da pré-venda
Outubro a dezembro: Distribuição das recompensas
O livro
Renato, o Russo dialoga com os relatos biográficos já publicados sobre o cantor e compositor, cuja carreira se iniciou em Brasília. No entanto, o livro vai por um viés diferenciado, analisando a fundo as canções de Renato Russo, bem como o contexto musical, histórico e poético em que elas foram produzidas. Julliany Mucury afirma que Renato foi muito mais do que um poeta e que sua obra merece estar entre os cânones da música brasileira.
Como o livro de Julliany revela, as canções representaram uma parte fundamental na vida de Renato Manfredini Jr. e o ajudaram a compreender melhor o seu lugar no mundo, liberando um lado seu que até então era reprimido. Por isso, as músicas de Renato o acompanharam em suas transformações, falando de questões típicas de sua geração e das mudanças individuais na vida do poeta, atravessando a própria Legião Urbana a partir da década de 1990. Entre elas, a AIDS, doença que vitimou Renato em 1996.
Renato, o Russo surge para celebrar a trajetória de Renato, resgatando a sua memória e a relevância da obra artística deixada por ele. O livro é um presente aos fãs do poeta, mas também uma oportunidade para que novas gerações de amantes da música brasileira possam conhecer o seu legado.
Especificações do Livro
Aproximadamente 220 páginas
16 cm de largura X 23 cm de altura
Capa em papel Supremo 250g, miolo em papel Pólen Bold 70g
Textos em português
Prefácio de Carlos Marcelo
Tiragem de 1.000 exemplares (ou mais dependendo dos apoios)
Sobre a autora
Nascida em Brasília, Julliany Mucury é mestre e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do sujeito contemporâneo. Em 2019, Julliany defendeu a sua tese de doutorado intitulada Renato Russo: um eu em colisão consigo mesmo. O trabalho é agora adaptado para o livro Renato, o Russo.
Sobre a editora
Garota FM Books (http://garotafm.com.br/) é uma editora de publicações voltadas para o mercado da música. Seu primeiro lançamento, Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira, conquistou para a editora e para a autora – a jornalista e idealizadora da Garota FM Chris Fuscaldo – o Prêmio Profissionais da Música (PPM), em 2019, na categoria Livros Musicais: foi a primeira vez que esta categoria foi contemplada em uma premiação de música no Brasil, rendendo muita exposição na mídia para a editora e para os trabalhos de Chris Fuscaldo, também autora de Discobiografia Legionária, hoje parte do catálogo da Garota FM Books.
O livro sobre a banda Mutantes, bilíngue, foi lançado em 2018 no Brasil e, em 2019, nos Estados Unidos, tendo sua distribuição alcançado até o Japão. Em 2020, a Garota FM Books lançou o título bilíngue (Português/Inglês) Jimmy Page no Brasil, escrito pelo jornalista e músico Leandro Souto Maior e que narra a relação de amor que o guitarrista do Led Zeppelin construiu com o país.
Para participar da campanha: https://www.catarse.me/renatoorusso
Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.