Instituto Antonio Carlos Jobim lança “Tom nas Escolas” em agosto

 

 

“Fico muito feliz que as crianças aprendam, como eu aprendi, o amor pela natureza com Tom Jobim.”, reflete Paulo Jobim

 

Mostrar para as novas gerações a importância da obra do maestro Antonio Carlos Jobim. Este é o objetivo do projeto “Tom nas Escolas”, que chega a mais de 600 mil alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Diversidade da obra de Tom Jobim oferece desenvolvimento de atividades musicais em sala de aula e resultado ganha apresentação virtual durante o mês de agosto, a partir desta 2af (3/08), quando uma série de vídeos estarão disponíveis para visualização.

 

Serão apresentados pelos jovens músicos das orquestras do Projeto Orquestra nas Escolas uma série de oito vídeos que, em tempos de isolamento social chega como orquestra virtual – alunos do projeto “Tom nas Escolas” gravaram, cada um em sua casa, músicas do estudo desenvolvido com os professores para o repertório de compositor. Abaixo programa do estudo pedagógico desenvolvido, bem como seu calendário de apresentação para visualização nas redes do Projeto e do IACJ.

 

“Tom nas Escolas” é uma parceria do Instituto Antonio Carlos Jobim com o Programa Orquestra nas Escolas, através da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e da Subsecretaria de Ensino do município, que de 3 de agosto a 4 de setembro de 2020 apresenta os estudos pedagógicos desenvolvidos para as músicas: “Garota de Ipanema”; “Samba de uma nota só”; “Corcovado”; “Águas de Março”; “Chega de saudade”; “O morro não tem vez”.

“A grande diversidade temática trazida pela música do maestro Tom é muito instigante e oferece recursos visuais e imaginários para que os meninos e meninos da Rede Carioca de Educação possam construir significados próprios, com inspiração para novas possibilidades de pensar e de viver.”, afirma Moana Martins, coordenadora geral do Programa Orquestra nas Escolas

 

Programação “Tom nas Escolas”

Dia 3 de agosto, 2af | música Garota de Ipanema

Dia 11 de agosto, 3af, | Tema: Dia do Estudante | música Samba de uma nota só

Dia 17 de agosto, 2af | Tema: Dia do Patrimônio Histórico Nacional | música Corcovado

Dia 22 de agosto, sábado | Tema: Dia do Folclore | música Águas de Março

Dia 24 de agosto, 2af | Tema: Amor | música Wave

Dia 27 de agosto 5af | Tema: Saudade | música Chega de saudade

Dia 31 de agosto | Tema: Samba | música O morro não tem vez

Dia 4 de setembro | Tema: homenagem professores | Música “Se todos fossem iguais a você

 

Neste momento que a obra do maestro chega a milhares de jovens no Rio de Janeiro, o Instituto Antonio Carlos Jobim também desenvolve e amplia a divulgação do acervo do maestro Tom Jobim nas mídias digitais. Conteúdos como fotos, vídeos, músicas, manuscritos e textos acerca da obra musical do compositor são adaptadas para publicação nas redes sociais – Instagram ; no FaceBook ; YouTube ; e Spotify .

 

O Instituto Antonio Carlos Jobim é mantido através do projeto de incentivo cultural do ISS da prefeitura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Banco Icatu e do Aeroporto Antônio Carlos Jobim/Galeão. O recurso propicia, além de benfeitorias no espaço Tom Jobim, a conservação e atendimento ao acervo físico e digital, inventário e manutenção do site .

0

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *