Discaço do Yo La Tengo faz 25 anos

 

 

Na última sexta-feira, o clássico de 1997 da Yo La Tengo, “I Can Hear the Heart Beating as One”, completou um quarto de século. Para comemorar, uma versão deluxe do álbum foi lançada oferecendo uma miscelânea de extras: a Peel Session da banda com gravações de “Autumn Sweater”, “Shadows” e uma passagem de 9 minutos por “I Heard You Looking”, além de remixes de “Autumn Sweater” por µ-Ziq, Kevin Shields e membros do Tortoise, muitos dos quais ainda não foram disponibilizados via streaming.

 

“Lembro que queria que soasse bem orgânico, e é por isso que gravei em uma fita cassete e mexi um pouco”, lembra Mike Paradinas, do µ-Ziq.

 

O melhor de tudo: os arquivistas da Matador Records desenterraram um director’s cut do clipe de “Sugarcube”, dirigido por Phil Morrison e estrelado por David Cross (Arrested Development) e Bob Odenkirk (Better Call Saul), criadores da lendária série de comédia Mr. Show, que adiciona 30 segundos de imagens nunca antes vistas.

 

“Me diverti muito fazendo isso! Reunião do Mr. Show, claro, e uma ótima música e cenário”, diz Odenkirk. “Nós improvisamos esses palhaços do hard rock, talvez meu maior trabalho em ‘clowning’, e adoraríamos revisitar e cavar fundo em quem esses dois eram – empreendedores do hair-metal!”

 

O diretor Phil Morrison relembra:

“Foi divertido! (Muito raro para um videoclipe). E um grupo tão bom de pessoas fazendo isso por praticamente nada, incluindo David Doernberg, Joe Ventura, Nicole Whitaker, James Whitaker, Michael Mees, Leesa Evans, Damon Chesse, Amy Silver, Elena Balshem, Matt Chesse, Bill Ryan, Dennis Callaci (e talvez Allen Callaci e Chris Jones), e muitos mais. Os moletons de escola foram feitos pelo lendário The Wizard, em Sunset perto de The Roxy e The Rainbow.”

No lado físico, o disco será disponibilizado em uma edição limitada de 25 anos em vinil amarelo em 29 de julho (nos EUA) e 12 de agosto (mundialmente). Também estarão disponíveis moletons da “President McKinley Academy of Rock”, que aparecem no clipe.

 

1. Return to Hot Chicken
2. Moby Octopad
3. Sugarcube
4. Damage
5. Deeper into Movies
6. Shadows
7. Stockholm Syndrome
8. Autumn Sweater
9. Little Honda
10. Green Arrow
11. One PM Again
12. The Lie and How We Told It
13. Center of Gravity
14. Spec Bebop
15. We’re an American Band
16. My Little Corner of the World
17. Autumn Sweater (Peel Session 1997)
18. Shadows (Peel Session 1997)
19. I Heard You Looking (Peel Session 1997)
20. Autumn Sweater (Bundy K. Brown, John Herndon, Douglas McCombs and David Pajo Remix)
21. Autumn Sweater (U-Ziq Remix)
22. Autumn Sweater (Kevin Shields Remix)

 

 

A nova edição é a mais recente entrada da série Revisionist History da Matador Records, numa campanha para estimular a memória do público sobre os muitos itens do catálogo da gravadora.

Ao longo do ano, a Matador marcará esses aniversários com novas edições. Cada lançamento será acompanhado por imagens ao vivo raras, músicas inéditas, fotos e vídeos.

 

Só para lembrar aos mais esquecidos: este é o álbum que contém clássicos como “Sugarcube”, “Autumn Sweater”, “My Little Corner Of The World” e a soberba, suprema, favorita da casa, “Moby Octopad”.

 

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *