Bob Dylan dissecado em Nashville

 

Sim, é um título exagerado para um lançamento idem. Entre 1967 e 1969, Bob Dylan voltou de seu retiro em Woodstock e lançou um ótimo disco chamado “John Wesley Harding”, que dividiu a crítica e o público. Enquanto quase todo mundo esperava obras em que o sujeito embarcasse no ativismo contra a Guerra do Vietnã, este álbum mostrou que Bob não era uma pessoa fácil de entender ou capaz de ter seus movimentos antecipados – talvez uma de suas maiores virtudes. Mais que um bardo politizado, o Dylan deste disco é um contador de histórias, se fosse uma carta de tarô, seria um misto do Louco com o Mago. Pois este seu período – que é completado com o disco seguinte, “Nashville Skyline”, de 1969 – é o que aborda o novo lançamento da Bootleg Series, da Columbia Records e da Legacy Records. Não preciso dizer que é indispensável.

 

No dia 1º de novembro próximo, teremos acesso às gravações feitas por Dylan em Nashville, no período entre 1967 e 1969, quando, literalmente, os anos 1960 estavam acontecendo, na base do “uma década” em três anos. “Bob Dylan (featuring Johnny Cash) – Travelin’ Thru: 1967-1969: The Bootleg Series Vol. 15” chegará em forma de três CD’s, 2 LP’s, além de versões digitais, com, literalmente, dúzias de outtakes da época.

 

Segundo o site do próprio Dylan, aqui vão algumas descrições do material:

O primero volume será dedicado às sessões de “John Wesley Harding”, que aconteceram no Studio A da Columbia, em Nashville, entre 17 de outubro e 06 de novembro de 1967. Teremos takes alternativos de verdadeiros tratados da cultura pop em forma de música, como “All Along the Watchtower”, além de “Drifter’s Escape,” and “I Am a Lonesome Hobo”. Pessoalmente espero que tenhamos takes da minha preferida do álbum, “The Ballad Of Frank Lee And Judas Priest”. Depois dessas sessões, a cronologia do disco pula para fevereiro de 1969, quando Bob voltou ao estúdio, acompanhado de dos “Nashville Cats”, Charlie McCoy e Kenneth Buttrey, além de feras locais como Pete Drake, Charlie Daniels, Wayne Moss, Kelton D. Herston, Bob Wilson e Norman Blake. Entre essas gravações estão várias que seriam transformadas no repertório do sensacional “Nashville Skyline”, entre elas, “Lay Lady Lay”, “To Be Alone with You”, “I Threw It All Away” e “Western Road.”

 

Os outros dois discos cobrem as sessões seguintes, realizadas em 17 e 18 de fevereiro, quando Dylan recebeu no estúdio ninguém menos que Johnny Cash, além de Carl Perkins e o The Tennessee Three (Bob Wootton, Marshall Grant, and W.S. Holland). Destas sessões teremos nada menos que 25 faixas, entre elas, o ensaio e o primeiro take de “Girl from the North Country” e uma versão voz/violão de Dylan para “Wanted Man”, bem como covers de “I Walk the Line”, “I Still Miss Someone”, “Matchbox”, com destaque para “Don’t Think Twice, It’s Alright/Understand Your Man”, numa afetuosa homenagem mútua Cash/Dylan. A apresentação dos dois colossos também está incluída, realizada em 01 de maio de 1969, quando os dois se reuniram para gravar um dueto no Johnny Cash Show. Era a primeira apresentação de Dylan na TV desde 1964.

 

É a faceta mais country de Bob Dylan sendo exposta e dissecada. Para quem é fã do homem, é um tesouro que chega à tona. Para quem é fã de música, é um momento em que se fez história. Para quem está vivo, é um passaporte para um mundo de possibilidades e humanidade. Ou seja, é imperdível sob todo e qualquer ponto de vista.

 

CD 1

Drifter’s Escape – Take 1 (Alternate Version)
I Dreamed I Saw St. Augustine – Take 2 (Alternate Version)
All Along the Watchtower – Take 3 (Alternate Version)
John Wesley Harding – Take 1 (Alternate Version)
As I Went Out One Morning – Take 1 (Alternate Version)
I Pity the Poor Immigrant – Take 4 (Alternate Version)
I Am a Lonesome Hobo – Take 4 (Alternate Version)
I Threw It All Away – Take 1 (Alternate Version) (from Another Self Portrait 1969-1971: The Bootleg Series Vol. 10 – Columbia/Legacy 88883 73487 2, 2013)
To Be Alone with You – Take 1 (Alternate Version)
Lay Lady Lay – Take 2 (Alternate Version) (from digital download with iTunes pre-orders of Together Through Life – Columbia, 2009)
One More Night – Take 2 (Alternate Version)
Western Road – Take 1 (Outtake)
Peggy Day – Take 1 (Alternate Version)
Tell Me That It Isn’t True – Take 2 (Alternate Version)
Country Pie – Take 2 (Alternate Version)

Tracks 1-2 October 17, 1967 Columbia Studio A, Nashville, TN – John Wesley Harding sessions
Tracks 3-7 November 6, 1967 Columbia Studio A, Nashville, TN – John Wesley Harding sessions

Personnel:

Bob Dylan: vocals, guitar, harmonica
Charlie McCoy: bass
Kenneth Buttrey: drums

Tracks 8-12 February 13, 1969 Columbia Studio A, Nashville, TN – Nashville Skyline sessions
Tracks 13-15 February 14, 1969 Columbia Studio A, Nashville, TN – Nashville Skyline sessions

Personnel:

Bob Dylan – vocals, guitar, piano, harmonica
Kelton D. Herston, Norman Blake, Charlie Daniels, Wayne Moss (Disc 1, Tracks 10 & 12): guitars
Bob Wilson: piano, organ
Peter Drake: steel guitar (Disc 1, Tracks 13-15)
Charlie McCoy: bass
Kenneth Buttrey: drums

 

 

Disc 2: The Dylan-Cash Sessions

I Still Miss Someone – Take 5
Don’t Think Twice, It’s All Right/Understand Your Man – Rehearsal
One Too Many Mornings – Take 3
Mountain Dew – Take 1
Mountain Dew – Take 2
I Still Miss Someone – Take 2
Careless Love – Take 1
Matchbox – Take 1
That’s All Right, Mama – Take 1
Mystery Train/This Train Is Bound for Glory – Take 1
Big River – Take 1
Girl from the North Country – Rehearsal
Girl from the North Country – Take 1
I Walk the Line – Take 2
Guess Things Happen That Way – Rehearsal
Guess Things Happen That Way – Take 3
Five Feet High and Rising – Take 1
You Are My Sunshine – Take 1
Ring of Fire – Take 1

 

 

Disc 3: The Dylan-Cash Sessions Continued and More

Studio Chatter
Wanted Man – Take 1
Amen – Rehearsal
Just a Closer Walk with Thee – Take 1
Jimmie Rodgers Medley No. 1 – Take 1
Jimmie Rodgers Medley No. 2 – Take 2
I Threw It All Away (Live On The Johnny Cash Show) (from The Best Of The Johnny Cash TV Show 1969-1971 DVD – Columbia/Legacy 88697 04026 9, 2007)
Living the Blues (Live On The Johnny Cash Show)
Girl from the North Country (Live On The Johnny Cash Show) (from The Best Of The Johnny Cash TV Show 1969-1971 DVD – Columbia/Legacy 88697 04026 9, 2007)
Ring Of Fire (Outtake)
Folsom Prison Blues (Outtake)
Earl Scruggs Interview
East Virginia Blues (Included in 1971 documentary Earl Scruggs: His Family and Friends)
To Be Alone with You
Honey, Just Allow Me One More Chance
Nashville Skyline Rag (from Earl Scruggs Performing With His Family and Friends – Columbia C 30584, 1971)
Disc 2, Tracks 1-2 February 17, 1969 Columbia Studio A, Nashville, TN
Disc 2, Tracks 3-19 and Disc 3, Tracks 1-6 February 18, 1969 Columbia Studio A, Nashville, TN

Personnel:

Bob Dylan: vocals, guitar
Johnny Cash: vocals, guitar
Carl Perkins: guitar (Disc 2, Tracks 8 and 10; Disc 3, Tracks 2 and 4-6)
Bob Wootton: guitar
Marshall Grant: bass
W.S. Holland: drums

Disc 3, Tracks 7-9 May 1, 1969 Ryman Auditorium, Nashville, TN – Originally broadcast on ABC-TV, June 7, 1969

Personnel:

Bob Dylan: vocals, guitar
Johnny Cash: vocals, guitar (Disc 3, Track 9)
Norman Blake and Charlie Daniels: guitars
Peter Drake: steel guitar
Bob Wilson: piano
Charlie McCoy: bass
Kenneth Buttrey: drums

Disc 3, Tracks 10-11 May 3, 1969 Columbia Studio A, Nashville, TN – Self Portrait sessions

Personnel:

Bob Dylan: vocals, guitar
Fred F. Carter, Norman Blake: guitars
Charlie Daniels: guitar (Disc 3, Track 11), bass (Disc 3, Track 10)
Bob Wilson: piano
Peter Drake: steel guitar
Charlie McCoy: harmonica (Disc 3, Track 10), bass (Disc 3, Track 11)
Kenneth Buttrey: drums
Delores Edgin and Dottie Dillard: background vocals

Disc 3, Tracks 12-16 May 17, 1970 The Home of Thomas B. Allen, Carmel, New York

Personnel:

Bob Dylan: vocals, guitar
Earl Scruggs: banjo
Randy Scruggs: acoustic guitar
Gary Scruggs: electric bass

 

 

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *