andré L.R mendes – Manda Notícias

Gênero: Alternativo

Duração: 33 min
Faixas: 8
Produtor: andré L.R mendes
Gravadora: Independente

3.5 out of 5 stars (3,5 / 5)

“Eu sei que você já notou as minhas cicatrizes” e foi assim que eu me identifiquei com o andré L. R. mendes, com letras minúsculas mesmo. “Manda Notícias” é o disco mais recente deste baiano, que segue no complicado caminho de produzir cultura de forma independente desde os anos 1990. Se você ainda não o conhece  seja então “Bem-vindo à Navegação”, seu primeiro álbum, lançado em 2011, que tem coisa que a gente nem sabe determinar direito, mas é algo que eu acho próprio do baiano, talvez o sotaque, isso porque o de andré nem é carregado. O mar é presente no decorrer dos seus discos, e “Mecha de Ouro” é uma faixa que destaco. É bonita, tem a pausa e tem aquele sorriso com os olhos. Mas não estou aqui apenas pra falar que andre já lançou seis álbuns nos últimos anos e é responsável por todos de proa a popa.

Em “Manda Notícias”, o sétimo, andré assina as oito faixas onde a fluidez transporta o ouvinte para um cenário ensolarado. A música vai fluindo e o mais interessante é que flui dentro de uma casa, sozinho. Isso mesmo, o andré é a sua banda, compositor e arranjador. Isso não é genial? Claro que ele já teve banda. Nos anos 90 liderou a Maria Bacana e atualmente ele trabalha com uma série de lançamentos de quarentena, músicas de confinamento carregadas da vontade de aquecer o coração de quem ouve. As duas primeiras faixas que iniciam o álbum já haviam sido lançadas Manda Notícias dá nome ao disco vem delicada, abrindo a janela para esse tempo de confinamento, de relações a distância, do abraço não abraçado, mas apenas prometido em palavras escritas em mensagens sem voz. Como ele diz, vai ser uma festa neste apartamento, quando tudo isso passar, será um gritar sem razão.

Em um sincero “Desabafo”, segunda faixa, andré fala de relacionamentos com uma sonoridade leve, mas sabemos que relações nunca são leves. É irreverente, é engraçada e super sincera

 

Eu vou comemorar os seus tropeços

Vou dar uma festa

Vou me divertir

A todos os santos eu agradeço

A alegria de ver você caiu

 

Quem nunca desejou que aquela paixão dilacerado não fosse lá pro subsolo do inferno? Quem não pensou isso tá sendo até um cristão pecador, pois tá mentindo pra si mesmo.

Relações são sempre temas bons para fazer letras usando do riso sobre a desgraça, quanto para ressaltar o aspecto onírico que relações nos elevam.  “Dança no Sonho” lembrou Maglore e sua “Dança Diferente”. Cada amor, uma dança diferente, com determinados passos e coreografias, mas sempre amor. Nessa faixa o compositor explora um violão bem tocado, embalado, simples e bonito. É sobre dança e música tocada, juntos, mas nem por isso sem pisões nos pés ou passos desencontrados, e mesmo assim seguimos tirando o outro para o baile.  A também já lançada Teu doce aborda essa convivência de escovas no banheiro, do pijama e do boa noite dorme bem. É sobre conviver na intimidade, que traz doce e também o amargo em sachês abertos, sem a possibilidade de escolher o que vem primeiro, se o mel ou o fel. É uma bela canção pop com elementos acústicos e sintéticos, funciona bem e ainda ganhou um videoclipe.

Um dos méritos de andre é esse artesanato musical, do início ao fim ele, é sobre ele e podemos notar.  Em Teto de Estrelas percorri até a rótula que me levou à trilha de Ouro Sol Milho e Sal e eu senti a praia, aquele vento cheio de sal e claro, o que é indispensável beira-mar: milho verde. A quinta faixa é inspirada na obra de Jorge Amado, escritor que o músico homenageia nesta canção. É uma das faixas mais belas do disco, tem uma pegada de balada

A minha história

Eu sei que você já notou minhas cicatrizes

E a gargalhada

Tipo trovão

Ah se você soubesse das minhas loucuras

Minha alegria

Minha perdição

 

Ah, se as pessoas soubessem tudo que se vive em silêncio…. Da mediocridade aos sonhos, tudo é humano, é a natureza.

 

“Manda Notícias” foi produzido neste tempo sombrio e incerto que vivemos, não somente no Brasil, mas no mundo e isso também reflete na composição deste baiano. “Insubmissão aos Urubus” traz, com elementos sintéticos e detalhes precisos, um hino para afastar os negacionistas, urubus que consomem a vitalidade, àqueles que não nos querem sorrindo, de pé e amando. Que possamos sempre cantar para espantar esses que se nutrem de morte.  Penúltima faixa, a Sorte do anjo caído carrega um clima musical delicado e canta um conto sobre o que deixa o paraíso pelo amor de uma mulher. É sobre o encantamento, o amor que nos coloca nas asas de anjos, nos dá o dom de sentir somente o que é doce e macio.

 

A menina que chegou assim pra mim

Menina tão doce assim e eu

Desarmado que sou

Te entreguei pra mim

 

“Mana…” finaliza o álbum com uma resposta à primeira canção de “Mande Notícias”. Ao falar do que acontece vem fatos banais como engordar três quilos ou perder a musculatura definida, são notícias que editamos a partir das nossas lentes. Ordinários ou não, somos o que somos. Manda Notícias passa por esses sentimentos que se despertaram, ou simplesmente passamos a dar mais ouvidos, durante estes meses de quarentena. Sonhos, projeções, desejos, relações de ar e de cabo azul ou wifi, da revolta e impotência. Do amor compartilhado em momentos que ficam salvos na nuvem. andré entrega um disco sucinto, coerente em composição e arranjos, que fala sobre todos nós.

Ouça primeiro: Teto de Estrelas e Manda Notícia

Ariana de Oliveira

Ariana de Oliveira é canhota de esquerda, Cientista Social, estudante de Jornalismo e comunicadora da Rádio Univates FM. Sobre preferências: vai dos clássicos aos alternativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *