13 Melhores Filmes de 2019
Olá, pessoal! Tudo bom? Damos início às postagens das nossas listas de melhores do ano e da década. Começamos com os filmes de 2019, um ano bem interessante para os amantes da telona. Sabemos que talvez não tenhamos a exuberância das produções nacionais no ano que vem, dado o sequestro da Ancine pelos atuais ocupantes do governo federal, mas nosso papel sempre será o de divulgar e defender o Cinema. Aqui estão os melhores longas do ano e uma listinha complementar de filmes que merecem a sua atenção. Espero que vocês gostem e comentem.
13 – Música da Minha Vida – Longa mostra a importância da música de Bruce Springsteen na vida de um adolescente de origem paquistanesa na Inglaterra sob Thatcher.
12 – Ford vs Ferrari – Com sequências de tirar o fôlego, bom equilíbrio entre história e roteiro, além de um ótimo par de protagonistas, “Ford vs. Ferrari” é mais um ótimo filme pra ver no cinema.
11 – Coringa – Filme sobre o arquivilão de Gotham City é uma parábola antissistema e critica a falsa idolatra em meio ao caos social e como tal cenário propicia o surgimento de aberrações políticas.
10 – Dor e Glória – Pedro Almodóvar mostra mais uma vez seu talento para contar ótimas histórias, abrindo espaço para uma baita atuação de Antonio Banderas, num drama de redenção, descoberta e pazes com o passado.
09 – A Odisseia dos Tontos – Ricardo Darin e grande elenco fazem de “A Odisseia dos Tontos” um pequeno-grande filme sobre como pessoas cumpridoras das normas podem se revoltar quando são vítimas de falcatruas dos poderosos.
08 – Segredos Oficiais – “Segredos Oficiais” tem atuações excelentes, roteiro sensacional – baseado em fatos reais – e planta a semente da indignação em nível pessoal sobre os assuntos que parecem inatingíveis pelo cidadão comum. Extremamente necessário em dias como os atuais.
07 – O Irlandês – “O Irlandês” é um filmaço que mostra a importância da máfia como agente social nos Estados Unidos, usando a ascensão de um homem dentro do sistema, exigindo sua lealdade inquestionável.
06 – Democracia em Vertigem – Documentário de Petra Costa é obra que faz os fatos falarem por si e conduz o espectador pelos caminhos que levaram o país à sua atual situação.
05 – Era uma vez em Hollywood – Novo longa do diretor e roteirista americano é uma apaixonada declaração ao Cinema e se permite interferir em fatos históricos com minuciosa recriação. Um primor.
04 – A Vida Invisível – “A Vida Invisível” é um filme extrema e duramente triste. É um relato da opressão naturalizada pela qual mulheres passaram e passam na vida da família brasileira.
03 – Midsommar – Longa sueco é um espetáculo de manifestações culturais e religiosas confrontadas com ideias que levam a discussão para vários planos de entendimento. É muito mais que um filme de terror.
02 – Bacurau – Longa é uma terrível ficção “realista” sobre o Brasil do nosso tempo e os abismos entre o nosso país e o resto do mundo, bem como as diferenças entre pessoas da nossa sociedade.
01 – Parasita – “Parasita”, o longa coreano que venceu a Palma de Ouro em Cannes, é um assombroso depoimento sobre o abismo capitalista de cada dia.
Sem esquecer de …
– Entre Facas e Segredos – “Entre Facas e Segredos” é mais um ótimo filme deste 2019, com ótimo elenco e trama rocambolesca, que renova e amplia o gênero detetivesco. Daniel Craig e Ana de Armas são as duas estrelas.
– Divino Amor – Filme de Gabriel Mascaro mostra uma sociedade distópica de natureza religiosa, tristemente possível no Brasil de um futuro próximo.
Sambalanço – A Bossa que Dança – documentário de Fabiano Maciel, faz justiça à excelência da música popular brasileira produzida no Rio de Janeiro nos anos 1960, trazendo de volta seus principais nomes e feitos. Imperdível.
– A Maldita – “A Maldita” é um documentário de Tetê Mattos, que ajuda a resgatar a história e a importância da Fluminense FM no cenário do rock brasileiro do início dos anos 1980.
– Doutor Sono – Doutor Sono, dirigido por Mike Flanagan, consegue ter vida própria e apresenta vários atrativos para os fãs de adaptações de obras escritas por Stephen King
– Rocketman – Filme sobre o cantor e compositor Elton John é um acerto e contém várias cenas deslumbrantes, com destaque para a atuação de Taron Egerton.
– Minha Fama de Mau – Filme sobre os primeiros anos da carreira de Erasmo Carlos é uma opção pela leveza do período da Jovem Guarda.
Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.
Recomendo e muito “Em Trânsito”. Filme essencial para os tempos de hoje e na minha opinião o grande filme de 2019.