Os quarenta anos da frota estelar de Brian May

 

 

Em 1983, o Queen era uma dos meus dois grupos preferidos. Quem dividia o lugar mais alto do pódio com ele era o The Police, então em vias de acabar. Eu tinha revista do Queen, começava a comprar a discografia e, pouco tempo depois, eu me apaixonaria pelo álbum “The Works”, que seria puxado por “Radio Ga-Ga”, até hoje um dos meus preferidos da carreira dos caras. Pois bem, naquele ano, a banda chegava a um hiato, fruto direto do desgaste dos anos anteriores, marcados por turnês sem férias, gravações de clipes e álbuns nem tão bem sucedidos assim. “Hot Space”, de 1982, assustara os fãs por conta de sua sonoridade mais voltada para um híbrido pop funk rock que não dera tão certo e tudo isso fez com que Brian May, Freddie Mercury, John Deacon e Roger Taylor desejassem estar a milhas de distância uns dos outros. Não se tratava do fim do grupo, mas de um esgotamento total, que só seria resolvido com uma pausa. Brian May, então vivendo em Los Angeles, decidiu aproveitar este tempo para fazer o que mais gostava: tocar guitarra. “Mas ele já fazia isso no Queen” – dirá você. “Sim” – responderei eu. Mas o que May queria mesmo era sassaricar no terreiro, dar uma puladinha de cerca, se libertar das amarras do compromisso – que já fizera dez anos – com os amigos da banda e, simplesmente, fazer coisas novas e livres. Daí nasceu o sensacional “Star Fleet Project”.

 

 

Gravado nos dias 21 e 22 de abril de 1983, o projeto tomou forma a partir do recrutamento de uma banda por parte de Brian. A primeira pessoa a ser contactada foi Eddie Van Halen, que aceitou logo de cara. Depois dele vieram o baixista Phil Chen (que tocara em vários discos de Rod Stewart), o baterista Alan Gratzer (do REO Speedwagon e vizinho de Brian) e o tecladista Fred Mandel, que participara de algumas faixas de “Hot Space” e que apareceria também em “The Works”, que o Queen lançaria no ano seguinte. Esta galera, devidamente motivada por tocar sem muito compromisso e mais pela alegria da farra, entrou no estúdio Record Plant sem saber exatamente o que faria. A ideia de May era recriar a canção-tema de um desenho japonês que seu filho, Jimmy, adorava: “Star Fleet”, cujo nome original era “X-Bomber”. Brian, astrônomo de formação, adorava aventuras especiais e, neste caso, também amava a canção. De tanto ver o desenho com o filho, ele teve a ideia de fazer uma celebração guitarreira com o original. A partir daí, já no estúdio, o grupo criou outras duas faixas, “Let Me Out” e “Blues Breaker” que com a faixa-título, promovem uma verdadeira farra, especialmente pelo encontro de dois monstros da guitarra da magnitude de Brian e Eddie.

 

 

O mini-LP foi lançado em novembro de 1983 e demorou para fazer sucesso, algo que aconteceria apenas no ano seguinte, a reboque dos dois álbuns estrondosos que as bandas de Brian e Eddie lançaram: “The Works” e “1984”. O clipe de “Star Fleet” surgiu na grade dos poucos programas de clipes disponíveis na época e sua estética de marionetes e maquetes, contando uma história de redenção e luta a partir da ação do tal robô espacial do desenho japonês, é, simplesmente, sensacional para quem gosta desse tipo de coisa. Como eu e meus amigos nerds daquele ano estranho de 1984, no Colégio Santo Agostinho. Não acreditamos quando vimos um dos nossos heróis guitarristas às voltas com robôs espaciais, naves e tudo aquilo que amávamos. Não lembro o motivo, mas eu nunca tive a edição em vinil daquele tempo e não cheguei a ver a versão em CD por aqui. Com o tempo, deixei de lado e até me esqueci de “Star Fleet Project”. Analisando friamente, o mini-LP só vale pela faixa-título, que tem uma duração superior a oito minutos em sua versão original. A melodia é ótima, o tom é épico e o arranjo é aquele hard rock de fliperama do início da década, algo que lava a alma até do mais cético dos seres.

 

 

Por conta destes quarenta anos de história, May relançou o projeto com absolutamente todos os atrativos para o fã dedicado, reunidos num megabox. Tem poster, vinil vermelho translúcido com as canções remasterizadas e remixadas do zero, bem como de todos os takes registrados em estúdio, entrevistas do lançamento, duas versões em CD, livreto com todas as informações das gravações, fotos e um pin do “Star Fleet Project” que eu usaria com orgulho. É um registro inesperado e espontâneo de músicos de alto nível se divertindo, livres dos compromissos de suas bandas originais. Brian ficou tão animado com o resultado que gravou um vídeo abrindo o caixote e explicando cada item contido nele. É uma lembrança bacana de um músico excelente em sua primeira gravação solo, fazendo algo bem diferente do que sua banda fazia então. Não há nada em “Hot Space” que pareça com “Star Fleet Project”. É um lado roqueiro hard do Queen que os fãs, especialmente os mais novos e recentes, não têm tanto conhecimento. Vale a pena conhecer. E aos velhos admiradores de robôs e naves especiais, resta a certeza da beleza daquele momento.

 

 

 

 

 

 

Este texto é dedicado ao meu amigo Claudio Ratton, o outro enorme fã de Star Fleet que eu conheço.

CEL

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.

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