Nossos palpites para o Oscar 2025
Esta temporada de filmes já está na história. Pelo menos para nós, que testemunhamos o reconhecimento de uma produção brasileira em meio à indústria multimilionária – e ultraseletiva – de Hollywood. Já seria um feito a indicação para “Ainda Estou Aqui” para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas ver o sucesso que o longa de Walter Salles alcançou, levando Fernanda Torres a disputar a categoria de Melhor Atriz (após ganhar o Globo de Ouro) é algo que só poderia ser superado se a produção fosse indicada à categoria de … Melhor Filme.
Em meio a este frenesi de Copa do Mundo, iremos ver no próximo domingo, dia 02 de março, a entrega da premiação mais concorrida e pop do cinema. Numa corrida contra o tempo, nós, da Célula Pop, vimos o máximo de filmes que podíamos e temos condições de emitir os nossos já tradicionais palpites para mais este Oscar. Então, aí embaixo, você verá as principais categorias e dois pitacos: o nosso preferido e aquele que achamos que vai vencer. Muitas vezes teremos a coincidência dos palpites, mas, em alguns casos, teremos discordância e, num número considerável de categorias, tivemos preferências que nem chegaram a ser indicadas. Faz parte do jogo. Veja, comente, concorde, discorde e, todos juntos, vamos esperar que “Ainda Estou Aqui” consiga levar, pelo menos, um prêmio no domingo. Cá entre nós, eu estou esperando dois.
Ator Coadjuvante
Yura Borisov – ‘Anora’
Kieran Culkin – ‘A verdadeira dor’
Edward Norton – ‘Um completo desconhecido’
Guy Pearce – ‘O brutalista’
Jeremy Strong – ‘O aprendiz’
Nosso preferido: Yura Borisov
Deve ganhar: Kieran Culkin
Kieran Culkin é o favorito mas a participação silenciosamente eloquente do russo Borisov em “Anora” é digna de prêmio.
Figurino
‘Um completo desconhecido’
‘Conclave’
‘Gladiador 2’
‘Nosferatu’
‘Wicked’
Nosso preferido: “Duna: Parte 2”, que não foi indicado
Deve ganhar: “Conclave”
“Duna: Parte 2” está fora de várias categorias que poderia disputar e, muitas vezes, ganhar. A infinidade de detalhes que o figurino do filme apresenta é impressionante, mas a beleza rígida e marcial das roupas de “Conclave” também é bastante digna.
Maquiagem e cabelo
‘Um homem diferente’
‘Emilia Pérez’
‘Nosferatu’
‘A substância’
‘Wicked’
Nosso preferido: “A Substância”
Deve ganhar: “A Substância”
Não tem pra ninguém. Se o “body horror” da francesa Coralie Fargeat marcou tanto esta temporada, a maquiagem foi um fator decisivo.
Trilha sonora
‘O brutalista’
‘Conclave’
‘Emilia Pérez’
‘Wicked’
O robô selvagem’
Nosso preferido: “Conclave”
Deve ganhar: “O Brutalista”
A trilha de “Conclave”, composta por Volker Bertelmann, é deslumbrante e ajuda a criar o universo proposto pelo diretor alemão Edward Berger. Seria uma bela escolha, porém, a trilha de “O Brutalista”, de autoria de Daniel Blumberg, deve ser a vencedora. Na verdade, as duas são as mais interessantes desta temporada.
Roteiro adaptado
‘Um completo desconhecido’
‘Conclave’
‘Emilia Pérez’
‘Nickel boys’
‘Sing sing’
Nosso preferido: “Conclave”
Deve ganhar: “Conclave”
Não tem pra ninguém. A adaptação do livro de Robert Harris por Peter Staughan elevou a trama original e a levou para terrenos em que a tensão e as intrigas políticas ficam ainda mais sinistras.
Roteiro original
‘Anora’
‘O brutalista’
‘A verdadeira dor’
‘Setembro 5’
‘A substância’
Nosso preferido: “O Brutalista”
Deve ganhar: “A Verdadeira Dor”
Esta é uma categoria em que só há ótimos trabalhos. Gostaríamos muito de ver a trama de “O Brutalista”, escrita pelo diretor Brady Corbet, levando a estatueta, mas a estreia de Jesse Eisenberg em “A Verdadeira Dor” é belíssima. Qualquer vencedor aqui terá méritos, visto que “Anora”, “A Substância” e “Setembro 5” (que merecia mais indicações), também são excelentes.
Atriz coadjuvante
Monica Barbaro – ‘Um completo desconhecido’
Ariana Grande – ‘Wicked’
Felicity Jones – ‘O brutalista’
Isabella Rossellini – ‘Conclave’
Zoe Saldaña – ‘Emilia Pérez’
Nosso preferido: Felicity Jones
Deve ganhar: Zoe Saldaña
Felicity Jones é uma baita atriz. Será uma injustiça que sua atuação magnética, porém discreta, em “O Brutalista” não seja reconhecida. Isabela Rossellini também está ótima em “Conclave”, mas Zoe Saldaña deve levar aquele que deve ser o único prêmio de “Emilia Perez” na noite.
Canção original
‘El Mal’ – ‘Emilia Pérez’
‘The journey’ – ‘The six triple eight’
‘Like a bird’ – ‘Sing sing’
‘Mi camino’ – ‘Emilia Pérez’
‘Never too late’ – ‘Elton John: Never too late’
Nosso preferido: ‘Like a bird’ – ‘Sing sing’
Deve ganhar: ‘Like a bird’ – ‘Sing sing’
Num ano fraco em termos de canções originais, torcemos para a boa composição de Adrian Quesada e Abraham Alexander, “Like A Bird”, que estampa o belo longa “Sing Sing”.
Documentário
‘Black box diaries’
‘No other land’
‘Porcelain war’
‘Soundtrack to a coup d’etat’
‘Sugarcane’
Nosso preferido: ‘Soundtrack to a coup d’etat’
Deve ganhar: ‘Soundtrack to a coup d’etat’
Se “Trilha Sonora Para Um Golpe De Estado” não levar esta categoria, não há justiça neste mundo. Simples assim.
Filme internacional
‘Ainda estou aqui’ – Brasil
‘A garota da agulha’ – Dinamarca
‘Emilia Pérez’ – França
‘A semente do fruto sagrado’ – Alemanha
‘Flow’ – Letônia
Nosso preferido: ‘Ainda estou aqui’ – Brasil
Deve ganhar: ‘Ainda estou aqui’ – Brasil
“Ainda Estou Aqui” vai levar este prêmio em meio a ótimas produções, como “Flow” e “A Garota da Agulha”.
Animação
‘Flow’
‘Divertida mente 2’
‘Memórias de um caracol’
‘Wallace & Gromit: Avengança’
‘O robô selvagem’
Nosso preferido: ‘Divertidamente 2’
Deve ganhar: ‘Flow’
A verdade é que estaremos felizes se o prêmio for para “Flow”, “Divertidamente 2” ou “Robô Selvagem”, sensacionais, cada uma a seu jeito.
Direção de arte
‘O brutalista’
‘Conclave’
‘Duna: Parte 2’
‘Nosferatu’
‘Wicked’
Nosso preferido: ‘Conclave’
Deve ganhar: ‘Conclave’
A beleza visual de “Conclave” é surpreendente e arrebatadora.
Montagem
‘Anora’
‘O brutalista’
‘Conclave’
‘Emilia Pérez’
‘Wicked’
Nosso preferido: “Trilha Sonora Para Um Golpe De Estado’, que não foi indicado.
Deve ganhar: ‘O Brutalista’
Não conseguimos entender o motivo de “Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado” não estar indicado nesta categoria. Se “O Brutalista” vencer aqui também será justo, uma vez que o longa de Brady Corbett tem mais de três horas de duração que passam voando.
Som
‘Um completo desconhecido’
‘Duna: Parte 2’
‘Emilia Pérez’
‘Wicked’
‘O robô selvagem’
Nosso preferido: ‘O Brutalista’
Deve ganhar: ‘O Brutalista’
Ainda que o som de “Duna: Parte 2” seja sensacional, a edição de som de “O Brutalista” é inebriante e onipresente durante o filme. Canções e época, ruídos, sons de rádio ao longe, tudo isso cria um painel que complementa as imagens que vão surgindo na tela de uma forma nova e revolucionária.
Efeitos visuais
‘Alien: Romulus’
‘Better Man: A História de Robbie Williams’
‘Duna: Parte 2’
‘Planeta dos Macacos: O Reinado’
‘Wicked’
Nosso preferido: ‘Duna: Parte 2’
Deve ganhar: ‘Duna: Parte 2’
É “Duna: Parte 2” na cabeça. Revolucionário.
Fotografia
‘O brutalista’
‘Duna: Parte 2’
‘Emilia Pérez’
‘Maria Callas’
‘Nosferatu’
Nosso preferido: ‘Conclave’, que nem indicado foi.
Deve ganhar: ‘Duna: Parte 2’
Não entendemos como “Conclave” ficou de fora desta categoria, visto que o uso das cores e trajes dos cardeais é belíssimo, bem como as tomadas internas, recriando ambientes austeros do Vaticano. Se for para algum outro filme levar aqui, que seja a opulência dos espaços abertos de “Duna: Parte 2”.
Ator
Adrien Brody – ‘O brutalista’
Timothée Chalamet – ‘Um completo desconhecido’
Colman Domingo – ‘Sing sing’
Ralph Fiennes – ‘Conclave’
Sebastian Stan – ‘O aprendiz’
Nosso preferido: Ralph Fiennes
Deve ganhar: Adrien Brody
A performence contida e sutil de Ralph Fiennes como o Cardeal Lawrence, um homem importante em plena crise de fé, é avassaladora. Ele é o nosso favorito, mas Adrien Brody deve levar. Mesmo que sua atuação lembre bastante a de “O Pianista”, longa pelo qual ele foi premiado em 2002.
Atriz
Cynthia Erivo – ‘Wicked’
Karla Sofía Gascón – ‘Emilia Pérez’
Mikey Madison – ‘Anora’
Demi Moore – ‘A substância’
Fernanda Torres – ‘Ainda estou aqui’
Nosso preferido: Fernanda Torres
Deve ganhar: Fernanda Torres
Não por ser brasileira e querida, mas Fernanda tem o desempenho mais impressionante das indicadas. A atuação de Mikey Madison é ótima e o trabalho de Demi Moore é relevante, mas, em termos técnicos e de habilidade, Fernanda leva essa.
Direção
Sean Baker – ‘Anora’
Brady Corbet – ‘O brutalista’
James Mangold – ‘Um completo desconhecido’
Jacques Audiard – ‘Emilia Pérez’
Coralie Fargeat – ‘A substância’
Nosso preferido: Denis Villeneuve, que nem indicado foi.
Deve ganhar: Brady Corbet
Achamos que “Duna: Parte 2” foi prejudicado por conta das dez indicações que o primeiro “Duna” recebeu há três anos, vencendo seis delas. Entre elas, estava a de melhor diretor para Denis Villeneuve. Não seria exagero indica-lo novamente para este ano, mas, uma estatueta para Brady Corbet não será nada mau. Ou para Sean Baker.
Melhor filme
‘Anora’
‘O brutalista’
‘Um completo desconhecido’
‘Conclave’
‘Duna: Parte 2’
‘Emilia Pérez’
‘Ainda estou aqui’
‘Nickel boys’
‘A substância’
‘Wicked’
Nosso preferido: ‘Ainda estou aqui’
Deve ganhar: ‘O Brutalista’
Ainda que tenhamos curtido “Anora”, não acho que ele terá fôlego para disputar muitas categorias. “O Brutalista” é um filme mais a feitio de Hollywood, um drama de guerra e “biográfico” pode ser a bola da vez. Mas estamos acreditando no milagre de ver “Ainda Estou Aqui” levando mais essa. Será?
No Brasil, a transmissão oficial do Oscar 2025 será feita pela TNT e pelas plataformas de streaming HBO Max e Globoplay.
Na TV aberta, a Globo faz cobertura da cerimônia — com exceção no Rio de Janeiro, onde o canal vai exibir os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.

Carlos Eduardo Lima (CEL) é doutorando em História Social, jornalista especializado em cultura pop e editor-chefe da Célula Pop. Como crítico musical há mais de 20 anos, já trabalhou para o site Monkeybuzz e as revistas Rolling Stone Brasil e Rock Press. Acha que o mundo acabou no início dos anos 90, mas agora sabe que poucos e bons notaram. Ainda acredita que cacetadas da vida são essenciais para a produção da arte.