Você conhece ASMR?

 

Você conhece ASMR? Você já deve ter visto algum vídeo no Youtube de alguém sussurrando frases para a câmera num tom de voz suave ou manuseando lentamente objetos comuns, criando sons relaxantes. Pode parecer estranho, mas estes são alguns exemplos de ASMR, atividade ainda pouco conhecida aqui no Brasil.

 

Do inglês Autonomous Sensory Meridian Response,  o ASMR estimula o sistema nervoso através de recursos visuais com áudios binaurais, e nos dá uma sensação de relaxamento e até de arrepio nos braços ou na nuca – chamado parestesia. É uma atividade reconhecida como terapêutica hoje em dia, tamanho bem-estar mental e físico que proporciona devido à liberação de endorfina no organismo. Ajuda na insônia, ansiedade, ou simplesmente quando queremos nos desligar do cotidiano por alguns minutos.  Quem trabalha em escritório o dia todo deveria assistir um vídeo na hora do almoço – eu recomendo muito para desestressar.

 

Eu amo ASMR. Eu assisto sempre e até faço alguns, amadoramente. No Youtube pode-se encontrar muitas comunidades profissionais de ASMR, as mais distintas e peculiares possíveis, com vídeos super bem produzidos. Muitas fazem role-playing, criam cenários lúdicos, fazem massagens e  “arranham” muitos objetos. Sim, as unhas são parte essencial de toda terapia. Algumas mulheres, geralmente mais novas, gostam de fazer um ar de sedução para a câmera. Eu particularmente acho isso desnecessário. Mas há gosto para tudo.

 

Separei dois vídeos de duas profissionais que eu gosto muito, a WhispersRed e a BlueWhisper – para mim são artistas, dado a criatividade do universo “aconchegante” que elas criam. A Emma WhispersRed é inclusive autora do livro, Unwind your Mind: The Life-changing Power of ASMR.

 

O mundo está tão complicado hoje em dia. Mas existem muitos lugares legais para olhar e descobrir, que nos trazem bem-estar, saúde e influenciam a nossa criatividade.

 

Muito importante: o heafphone é essencial, num bom volume, pois os áudios são quase sempre binaurais.

 

WhispersRed

Bluewhisper

2+

Suellen Pareico

Terapeuta Complementar, mestranda em Medicina Tradicional Chinesa e estudante de Filosofia. Conectada com o mundo espiritual, porque mistérios sempre há de pintar por aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *