Biomas ameaçados. Como ajudar?

 

 

A vegetação queima. Os animais morrem. E a Biodiversidade das matas brasileiras vai deixando de existir. Com os nossos Biomas ameaçados, haverá caos nas próximas gerações. Então, se o Brasil hoje é governado pelo fascismo de jair bolsonaro, que não oferece nenhum amparo às causas ambientais, o que nós podemos fazer enquanto sociedade para proteger a natureza, fonte de toda a nossa saúde?

 

Biodiversidade significa a variedade do mundo natural. Ela inclui todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e os ecossistemas, nos quais a vida de uma espécie afeta diretamente a vida de outras. Já os Biomas são grandes espaços que possuem as mesmas características físicas, biológicas e climáticas, com ecossistemas interligados. Alguns Biomas são amparados por lei de proteção e constituem as Unidades de Conservação.

 

Aqui no Brasil existem seis biomas: A Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pampa e o Pantanal.

 

A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, desmatamentos e queimadas de áreas para criação de gado, desmatamentos por madeireiros ilegais, expansão industrial, caça por esporte, exploração dos animais, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção. Um longo período sem chuvas – estiagem – também dificulta manter um bioma saudável.

 

A Biodiversidade liga todos os organismos existentes no planeta  – todos nós – a um ecossistema interdependente, onde cada espécie tem uma função. Se houver uma crise de Biodiversidade, nossa saúde e meios de subsistência entram em risco: Os estoques de alimentos ficarão mais vulneráveis a doenças e a oferta de água doce será escassa.

 

Nesta semana, mesmo com aumento do desmatamento e dos incêndios, bolsonaro cortou os orçamentos do Ibama e do ICMBio em 2021, o que compromete a atividade de fiscalização de crimes ambientais e conservação de Biomas.

 

Em meio a todo este desamparo ambiental, o que nós, cidadãos, podemos fazer para ajudar nesta situação? Para isso, é interessante saber quem atua na defesa direta contra os incêndios na Amazônia, Pantanal e Cerrado: as Brigadas de Incêndio, ONGs ambientalistas, os indígenas e voluntários locais. São eles que estão na linha de frente, apagando os focos de incêndio, resgatando animais, divulgando a realidade e recebendo muito pouco ou nada por isso. Seus recursos são escassos porque a demanda de trabalho é grande e eles têm pouco suporte. Doações são essenciais.

 

Além das ações imediatas de auxílio ambiental, a consciência sobre a realidade é o que mais importa.Entender que nós já estamos em meio ao caos e que não existe mais possibilidade de ficarmos de braços cruzados, assistindo o mundo pegar fogo, literalmente. Nós fazemos parte da Biodiversidade do planeta e somos interdependentes, como foi dito: O que me afeta, vai te afetar também. É assim que funciona o mecanismo da vida.

 

Quem não pode fazer uma doação, divulgue entidades com compromisso ambiental. Transforme a sua vida com atitudes sustentáveis. Diminua o consumo de carne. Recicle o seu lixo. Proteja a vida, simplesmente. Sabe, quando a gente decide a tomar atitudes que visam o bem maior, nós ficamos mais fortes e confiantes diante da vida, sabendo que estamos trilhando o nosso próprio caminho, e não vivendo uma realidade criada por outras pessoas.

 

E se a sua causa for outra, como o auxílio aos refugiados, abrigo de animais, educação ambiental, o que for, seja firme no seu caminho.

 

– A ONG ECOA tem alguns programas ambientais e também trabalha diretamente com os brigadistas do Pantanal. Eles aceitam qualquer valor de doação: https://ecoa.org.br/ecoa-institucional/

 

– Quem tiver interesse em fazer uma doação direta aos brigadistas do Pantanal, deixe uma mensagem, que nós passamos a lista de equipamentos [e seus valores] que a Brigada precisa e onde comprar.

 

– As ONGs internacionais WWF-Brasil, Greenpeace, SOS Amazônia, entre outras aceitam doações para diversos programas, de no mínimo R$15 – isso já ajuda e muito.

 

2+

Suellen Pareico

Terapeuta Complementar, mestranda em Medicina Tradicional Chinesa e estudante de Filosofia. Conectada com o mundo espiritual, porque mistérios sempre há de pintar por aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *